Qual é o seu chamado?

Nós temos muitos membros em nossas igrejas que nem mesmo sabem para que são chamados, eles nem sabem o que podem contribuir para o avanço do reino de Deus aqui na terra. Eu acho que esta é uma questão muito importante, já que existem aqueles membros que pensam que frequentar a igreja por uma semana inteira é suficiente.

Todos nós temos um “chamado geral” que é pregar o Evangelho (Marcos 16:15) e temos que realizá-lo depois de um processo de treinamento durante a vida cristã. Esse chamado não é apenas um mandamento, mas um privilégio concedido por Deus aos seus filhos, para que cada um seja uma ferramenta útil em Suas mãos. Entretanto, apesar de essa verdade ser tão clara, muitos cristãos vivem sem direção espiritual, sem propósito e sem compreender que fazer parte da igreja não significa apenas ocupar um banco aos domingos.

Recentemente fiz a seguinte pergunta a um membro da minha congregação: Você sabe qual é o seu ministério ou chamado? Ele respondeu sorrindo: “Eu nunca me fiz essa pergunta”. Precisamente por isso escrevo este artigo, porque há muitos irmãos que nunca se fizeram essa pergunta. Servir ao Senhor não é algo bobo, superficial ou opcional; cada pessoa tem uma função em uma empresa, portanto, da mesma forma, cada pessoa dentro da igreja tem um chamado de Deus e uma função para exercer na casa do Senhor. Todo homem na Bíblia recebeu um chamado do seu Criador, mesmo aqueles que se consideravam incapazes, limitados ou indignos.

Eu ouvi em um vídeo de Leonard Ravenhill a história de um pregador chamado Dumas; Este pregador era de baixa estatura e muito pouco alfabetizado. Um dia ele veio à igreja de um pastor e disse que queria pregar dentro de sua igreja. O pastor lhe disse que o deixaria saber. Passou algum tempo e o pastor nunca lhe deu uma resposta. Então o irmão voltou para pedir uma oportunidade para pregar. O pastor percebeu que o irmão Dumas nem sabia como se expressar, então o julgou imediatamente e não quis dar-lhe o púlpito. Humilhado, rejeitado e considerado incapaz aos olhos dos homens, Dumas decidiu buscar ao Senhor de uma forma radical.

Dumas decidiu ir a uma montanha para estar com o Senhor por 21 dias e 21 noites sem comer ou beber nada, e tudo isso para fazer uma única pergunta ao Senhor: “Você me chamou para o ministério?” Era o clamor sincero de um homem que não buscava fama, reconhecimento ou posição, mas apenas saber se Deus realmente tinha um propósito para ele. Dumas testemunhou que no 21º dia ele sentiu uma resposta clara de Deus confirmando que sim, Ele o havia chamado para pregar o Evangelho. Isso mudou completamente sua vida.

Depois disso, o pastor – ainda desconfiado – lhe deu uma pequena igreja, com pouquíssimas pessoas, esperando que elas “se cansassem dele”. Mas Deus não olha para a eloquência nem para o nível acadêmico; Deus olha para o coração. A igreja onde Dumas pregou teve um crescimento tão grande, tão extraordinário, que ultrapassou a igreja do pastor erudito. Isso nos ensina que quem chama, capacita e faz crescer é o próprio Deus, não o talento humano.

Irmãos, esta história é uma maneira de encorajá-lo para o ministério, para que você se faça a mesma pergunta que Dumas fez: Para que fui chamado? Por que Deus precisa de mim em Seu reino? E não coloque como desculpa que você é pouco alfabetizado, tímido, simples, ou que tem alguma falha, já que Deus não olha para as boas qualidades que existem em nós, mas para Seus propósitos soberanos.

Quando Deus chamou Moisés, ele disse que não sabia falar. Quando chamou Gideão, ele disse que era o menor de sua casa. Quando chamou Jeremias, ele disse que era uma criança. E quando chamou os discípulos, muitos deles não passavam de pescadores comuns. O que todos eles tinham em comum? Deus os chamou, e isso foi o suficiente. Por isso, não limite o que Deus pode fazer com sua vida. Pergunte-se hoje: “Senhor, qual é o meu chamado?”. E quando Ele lhe mostrar, ainda que pareça pequeno aos olhos dos homens, obedeça com fidelidade, porque é melhor ser útil no lugar onde Deus te colocar do que buscar posições que Ele nunca te deu.

Que cada um de nós descubra seu chamado e o exerça com humildade, dependência de Deus e amor pelo Evangelho. Esse é o caminho para uma vida cristã frutífera e cheia de propósito.

De onde vem sua motivação na vida cristã?
Eu e a minha casa serviremos ao Senhor

20 comments on “Qual é o seu chamado?

  1. Eu me pergunto. Já ofereci todo o meu ser, que na realidade é d’Ele, para ser usado da maneira que Lhe provém. Infelizmente até agora não sei. Isto me entristece, pois me sinto um nada.

  2. Passei por uma experiência doloroso há alguns anos e Deus naquele momento me fez um chamado e me mostrou o caminho,estou nesse processo de aprendizado,mas sei que logo estarei a altura da minha missão.

    1. Meu Senhor e meu Deus, em nome de Jesus agradeço por tudo que tens feito por mim e pela minha família! Toda a honra e toda Glória a Ti Senhor! Te peço Pai que me ajude a contribuir mais para a tua obra e ajudar ao meu próximo para te que Te conheça Jesus! Sei que com tua ajuda Senhor poderei fazer a tua obra e engrandecer mais o Teu nome SENHOR. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  3. Paz!!Bem trabalho com departamento de Missões….tbem sou supervisor do desperatamento d Missões d algumas igrejas mas ….sinto q não Fasso nada pois aumejo muito mais…Preciso ouvir a voz de Deus….

  4. Nós temos de glorificar Jesus, temos de agradecer por tudo que Ele nos fez, temos de servi-lo sempre e a todo momento. Devemos ser fiéis à Ele e sempre respeitá-lo, Ele deu uma vida por nós, é nossa obrigação fazermos isto por Ele, assim, seremos recompensados das melhores maneiras. Amém!

  5. Para que fui chamado? Normalmente, nós não nos fazemos essa pergunta. Muitos se acomodam e ligam o “piloto automático” e se contentam e acreditam que estão fazendo sua parte,pelo simples fato de ir aos cultos de sua igreja. Foi para isso que Cristo nos chamou? Para sermos ovelhas que só engordamos no nosso pasto?

  6. Eu nunca me fiz essa pergunta,nem mesmo fiz essa pergunta a Deus… Eu simplesmente Lhe disse: Eis-me aqui Senhor. Gasta minha vida na sua obra. Eu sou vaso pronto para ser usado. E desde então… Jesus tem me levado aos cativos, aprisionados,cegos e surdos espirituais. Louvado e engrandecido seja O Santo nome Do meu Senhor e Rei.

  7. Todos temos um propósito na terra, e este propósito, por mais que seja determinado por Deus, é algo que precisamos reconhecer, que precisamos encontrar em nós mesmos. O nosso propósito tem que ser algo marcante, algo pelo qual sejamos lembrados. Por isso, sejamos pessoas misericordiosas, cautelosas, honestas, fiéis, compassivas, dentre outras para honrar o nosso Senhor. Amém!

  8. Nenhuma pessoa cresce e atinge uma boa posição se não tiver objetivos. Tenhamos sempre em mente o que queremos ser na vida e o que conquistar. Saibamos e tentemos de diversas formas conquistar nosso propósito. Estejamos sempre caminhando com Deus para que Ele nos ajude a prosperar. Confiemos nEle, pois tudo fará. Que nunca nos falte sabedoria para enfrentar a vida. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *