Eu e a minha casa serviremos ao Senhor

Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Josué 24:15).

Este versículo, tão mencionado que acabamos de citar no parágrafo anterior, é talvez um dos versos mais “famosos” da história do cristianismo. Nós vimos isso em algumas das portas de casas cristãs, em algum carro, etc. A questão é que esse texto bíblico, de uma forma ou de outra, tem sido amplamente utilizado e devido à importância dele, dedicamos um artigo sobre isso.

Sabemos que na história do povo de Israel podemos encontrar altos e baixos, que às vezes era um povo que esquecia quão bom Deus havia sido para eles, e foi atrás de outros deuses, esquecendo-se do convênio que haviam feito com o Señor. A passagem que citamos neste artigo é exatamente o momento em que Josué está dando seu discurso de despedida ao povo de Israel.

Naquele momento todo o povo de Israel estava reunido em uma grande assembléia: os líderes, os sacerdotes, estavam todos reunidos ali para ouvir as palavras do homem de Deus. Josué estava lembrando-lhes como Deus tinha sido fiel a eles, a partir de Abraão quando ele lhe disse para deixar aquela terra até aquele dia, que já era uma cidade que viu as obras de Deus no deserto, que dividiu o Mar Vermelho e o Jordão, e com tudo isso o povo de Israel continuou a ser infiel ao seu Deus. Mas um dos grandes atributos de Deus que podemos ver nesta história é que Deus sempre permanece fiel em suas promessas.

E somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.

2 Timóteo 2:13

Antes de citar o verso que colocamos como o texto principal do nosso artigo, podemos ver um verso muito importante, que é o versículo 14, que diz:

Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; deitai fora os deuses a que serviram vossos pais dalém do Rio, e no Egito, e servi ao Senhor.

Josué 24:14

É como se naquele momento Josué estivesse dizendo: Vocês já conhecem todos os favores que Deus fez a nós e sabe que Ele é poderoso e que Ele é um Deus que age com uma mão poderosa e firme, no entanto, nenhum de seus “deuses” fez nada por vocês. Agora eu lhes peço, minha morte esta chegando, que vocês temam ao Señor, que o sirvam com “integridade e verdade”, que removam todos aqueles deuses que vocês e seus pais serviram e sirvam apenas àquele que é bon com nós, que é Deus, forte e poderoso em batalha.

Josué na frente de toda aquela multidão, dá duas opções ao povo de Israel e diz:

Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Josué 24:15

Escolham hoje a quem vocês vão servir, se esses deuses que não fizeram nada por vocês, ou Señor, se não quiserem servir-lhe, então vão atrás de seus deuses agora, mas hoje escolham quem vocês servirão, parem de andar em duas águas, acreditando servir a Deus, mas o coração de vocês está atrás de outras coisas.

Talvez esta história é um pouco triste, ou sentimos um pouco de raiva contra o povo de Israel, vendo como era difícil, que eles mesmo vendo as obras de Deus, foram atrás de “deuses” que não podiam sequer mover-se.

Muitas vezes damos prioridade a outras coisas diante de Deus e no final deixamos Deus em um armário cheio de poeira e isso, mesmo vendo em nossas vidas todas as maravilhas que Ele fez em nossas vidas desde aquele dia em que Ele quebrou o pecado em nossas vidas.

Nós também vimos a mão de Deus agir em nossas vidas, no entanto, nós servimos a Deus de todo o nosso coração? Assim como o povo de Israel estava entre duas águas, muitas vezes nossos corações também estão assim.

No final deste versículo, Josué declara o que ele faria, independentemente do fato de que naquele momento todos viraram as costas a Deus e deixaram para trás seus ídolos:

Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Você já tomou a mesma decisão em relação à sua família? Naquela época, Josué tomou uma decisão. Há muitas famílias cristãs que estão mortas, os filhos sem Deus, a esposa ou o marido, mas eu lhes pergunto: “Já disseste com mão firme: Mas eu e a minha casa serviremos ao Señor?”. E tudo isso, independentemente do sistema de hoje, independentemente do fato de que o mundo a cada momento que passa esquece de Deus, aprovando leis que violam totalmente os decretos de Deus. No meio de um mundo que vai continuamente ao mal, você tomou essa decisão?

Que Deus nos ajude a manter nossa fé no meio de um mundo corrupto que vai continuamente ao mal e perseverar, e que nossas famílias permaneçam firmes até o dia em que nosso amado Senhor Jesus Cristo vier-nos buscar ou nós formos para Ele.

Você também pode estar interessado em:

21 comments on “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor

  1. Vivemos sufocados em um mundo de falsas promessas,mas Deus é fiel e nos sustenta com sua misericórdia,que nossas casas se apressem em servir ao Deus único e verdadeiro.

    1. Amém! Eu creio e te agradeço por tudo meu Deus, Um Pai maravilhoso e misericordioso toda honra e toda glória agora e sempre e Eu e minha casa serviremos ao Senhor Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

  2. Gosto muito de ler a palavra de Deus embora esteja sempre pedindo a ele sabedoria e difícil eu ir a uma igreja que qd vou só ouço falar em dízimo e quase nada da palavra mas eu tenho plena convicção de que Jeová é soberano e que Jesus foi sacrificado por mim agradeço a leitura

  3. Quão linda palavra, me maravilhei, mostra firmeza num momento de escolhas, essa palavra fortalece a nossa fé, Glória a Deus, eu e minha casa serviremos ao Senhor.👏👏👏

    1. Realmente só com muita fé no Senhor nosso Deus é que obteremos as bençãos e a salvação eterna, pois Jesus, nosso Senhor e Salvador, nos dá a proteção divina e nos ensina o verdadeiro caminho para chegar a Deus, nosso Pai. Portanto, graças a Deus, eu e minha família servimos somente ao Senhor, louvando-lhe e dando a Glória para honra de seu Nome. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  4. Temos sempre que crer no Senhor e fazer com que aqueles que nos cercam creiam nEle também, pois é Ele a nossa fonte de salvação e vitória, é Ele que tem o poder de trazer todas as maravilhas à nossa vida, é por causa de Cristo que estamos aqui hoje, respirando, vivendo. Por isso, temos sempre de glorificar o Senhor e reconhecer todas as coisas que Ele fez por nós, pois Ele age perfeitamente em nossas vidas. Amém

  5. SENHOR A TUA PALAVRA DIZ EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR,EU CREIO E ORO PRA VER MINHA CASA TE SERVINDO EM ESPÍRITO E EM VERDADE. OUVE MINHA ORAÇÃO SENHOR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *