Algo que sempre devemos ter muito claro é que a Bíblia nos diz que haveria “falsos profetas” e devemos ter muito cuidado com isso, porque em nosso tempo muitos se levantaram até dizendo que são a reencarnação de Jesus, e até muitos têm foram arrastados para suas falsidades.
Desde os tempos bíblicos este aviso tem sido repetido, porque Deus sabe o quanto o coração humano pode ser enganado por discursos atraentes, sinais falsificados e promessas de poder ou prosperidade. Quando não temos a Palavra como nosso fundamento, facilmente podemos ser levados por emoções, aparências e supostas revelações que não vêm de Deus. Hoje, com o avanço da tecnologia e das redes sociais, essas falsidades se espalham ainda mais rápido, alcançando pessoas despreparadas que não testam o que ouvem. Por isso, mais do que nunca, precisamos de discernimento espiritual.
O apóstolo João disse:
1 Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.
2 Nisto conhecereis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;
3 e todo espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.
1 João 4:1-3
João deixa claro que a primeira forma de proteção contra o engano é “provar” os espíritos, ou seja, avaliar cuidadosamente o ensino, a conduta e a mensagem de qualquer pessoa que diga falar em nome de Deus. Nem todo entusiasmo religioso significa verdade. Nem toda mensagem espiritual vem do Espírito Santo. O inimigo também fala, também inspira e também manipula. Por isso, nossa referência final precisa ser a Escritura, que João chamou de a palavra mais certa.
Um identificador principal de um falso profeta é roubar a glória de Cristo, ouvir os espíritos enganadores. Exemplo, toda vez que vemos que alguma nação está passando por uma catástrofe, sempre aparecem algumas que dizem ouvir a Deus e milhares de pessoas começam a compartilhar nas redes, e não devemos acreditar em tudo o que ouvimos, mas trazer toda a nossa confiança à Palavra de Deus, já que a Bíblia nos diz qual é a Palavra mais certa.
Outro sinal claro é quando alguém tenta colocar sua própria autoridade acima da autoridade das Escrituras. Há falsos mestres que dizem ter “novas revelações”, superiores ou complementares à Bíblia, mas todo ensino que contradiz as Escrituras deve ser rejeitado de imediato. Deus não se contradiz. O Espírito Santo nunca irá dizer algo diferente do que Ele mesmo inspirou na Palavra.
Outra maneira de identificar alguém que não vem de Deus é vê-lo negar a Cristo, sua ressurreição, que Ele é Deus, que veio em carne e nunca pecou. Qualquer mensagem que diminua a divindade de Cristo, ou que apresente um “Jesus alternativo”, não é do Espírito Santo. João afirma que esse tipo de ensino é o espírito do anticristo, que já opera no mundo por meio do engano, da distorção e da mentira.
Além disso, falsos profetas costumam atrair seguidores com promessas exageradas, manipulações emocionais e discursos que agradam ao ego humano. Eles falam aquilo que muitos querem ouvir, não aquilo que precisam ouvir para se arrepender e viver em santidade. A Bíblia nos alerta que nos últimos dias as pessoas teriam “coceira nos ouvidos” e buscariam mestres conforme seus próprios desejos, rejeitando a verdade.
Queridos irmãos e irmãs, que essas palavras sirvam para provar qualquer pessoa que afirme ter ouvido a Deus. Não sejamos ingênuos nem espiritualmente distraídos. O Senhor nos deu Sua Palavra para que tenhamos discernimento, e o Espírito Santo para nos guiar a toda a verdade. Permaneçamos firmes na doutrina de Cristo, buscando sabedoria, observando a vida daqueles que ensinam e colocando tudo diante da Escritura. Assim, não seremos enganados, mas permaneceremos seguros na fé que uma vez foi entregue aos santos.
2 comments on “Não creiais em todo espírito”
SENHOR NÃO ME DEIXA SER ENGANADA. ABRE MEUS OLHOS.
Amém e Glória à Deus que a palavras de Deus esteja sempre conosco com fé e obediência ao PAI celestial.
A M É M
Bom dia