Não fique zangado com o seu irmão

Quando nos zangamos com um irmão, podemos facilmente ultrapassar limites que não deveríamos ultrapassar. A ira, quando não é controlada, se transforma em palavras duras, atitudes impensadas e comportamentos que ferem profundamente aqueles que amamos. E, como cristãos, sabemos que não fomos chamados para alimentar ressentimentos, mas para exercer graça, paciência e domínio próprio. No caso de um irmão que nos ofenda, nosso primeiro impulso natural pode ser retribuir, justificar nossas emoções ou até nos distanciar. Contudo, a Palavra de Deus nos chama para algo totalmente diferente: devemos nos aproximar daquele irmão com espírito de mansidão, humildade e amor. Este é o caminho difícil, porém o caminho que glorifica a Cristo.

“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados:
‘Não matarás’, e ‘quem matar estará sujeito a julgamento’.

Mateus 5:21

Para introduzir a questão da ira, Jesus nos leva ao mandamento antigo: “Não matarás”. Esse mandamento, nos dias de Moisés, era associado diretamente ao ato físico de tirar a vida de alguém. No entanto, Jesus aprofunda o entendimento mostrando que o problema não começa quando a mão se levanta para ferir, mas quando o coração se enche de ódio e desprezo. Cristo revela que existe um julgamento espiritual que recai até mesmo sobre a ira não controlada. Ou seja, mesmo sem cometer assassinato de forma literal, uma pessoa pode tornar-se culpada diante de Deus por nutrir ódio contra seu irmão. Isso demonstra como o coração é o ponto central da Lei divina.

Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento.
Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal.
E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.

Mateus 5:22

Observe que Jesus menciona palavras específicas que eram usadas na época como insultos pesados. “Racá” era uma expressão de desprezo, algo equivalente a dizer que o outro não tem valor algum. Já chamar alguém de “louco” ia além de uma simples ofensa, era uma acusação moral, uma forma de rebaixar a dignidade daquela pessoa. Cristo está deixando claro que a língua pode ferir com a mesma gravidade que uma faca. O julgamento divino não se baseia apenas no que fazemos com as mãos, mas no que pronunciamos com a boca e alimentamos no coração.

Não ajamos como os ímpios, cujo prazer está em provocar discórdia, humilhar os outros e espalhar palavras que machucam. Há pessoas que vivem procurando motivos para irritar, para ferir e para dividir. Mas nós, como discípulos de Cristo, somos chamados a ser diferentes. Sejamos pacificadores, não incendiários. Se algum irmão pronunciar palavras que desagradam a Deus, nossa postura não deve ser devolver com a mesma moeda, mas procurar corrigi-lo com amor, mansidão e compreensão. A correção feita com humildade pode restaurar relacionamentos; a feita com arrogância apenas destrói ainda mais.

A ira mal resolvida abre portas para o pecado, e por isso a Bíblia nos ensina a não permitir que o sol se ponha sobre nossa ira. Deixar que a raiva permaneça no coração gera raízes de amargura, e a amargura, quando cresce, destrói famílias, amizades e até igrejas inteiras. O caminho bíblico é claro: reconciliar, perdoar, dialogar e superar. Jesus afirma que, antes mesmo de levarmos nossa oferta ao altar, devemos acertar nossas pendências com o irmão. Isso mostra que a reconciliação é prioridade espiritual.

Que possamos, portanto, vigiar nossas emoções, guardar nossos lábios e buscar sempre a paz. Quando formos ofendidos, que respondamos com mansidão. Quando formos tentados a ofender, que lembremos das palavras de Cristo. E quando falharmos — porque todos nós falhamos — que busquemos perdão e restauração, sabendo que isso agrada ao Senhor.

Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus
Quem é o maior?

24 comments on “Não fique zangado com o seu irmão

  1. O ser humano precisa aprender a perdoar o próximo, isso faz com que Deus nos perdoe, e faz com que limpa fique a nossa consciência

    1. Meu Senhor e meu Deus, em.nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, Te peço que me proteja e faça com que eu perdoe todos os irmãos que por acaso me ofenderam. Faz com que eu continue a amar ao meu próximo como a mim mesmo Pai. Quero sempre estar cumprindo os Teus mandamentos Senhor! Assim, perdoo todos aqueles irmãos com os quais tive alguma desavença, pois quero ser perdoado também por Jesus, que veio ao mundo redimir os nossos pecados. Toda honra e toda gloria seja dada a Ti Senhor. Glória a Deus, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus! Amém!

  2. Senhor meu Deus obrigado por tuas palavras que possamos entender e perdoa nosso próximo que tenhamos mais Amor uns com outros em nome do Senhor e Salvador Jesus Cristo Amém 🙏

  3. Sim meu Deus nos devemos amar ao próximo e perdoa-lo de possíveis ofensas contra nós! Na oração que Jesus nos ensinou devemos pedir perdão a Deus por nossos pecados e perdoar aqueles que nos ofenderam! Obrigado Jesus, meu Senhor e Salvador, por ser misericordioso e ter nos livrado de todos os pecados pelo sacrifício da Cruz. Te louvo e glorifico meu Deus por todas as bênçãos que tem nos dado! Amém!

  4. Amém Senhor! Venha nos iluminar, para que possamos saber como agir diante de situações estressantes!

  5. Obrigada meu Deus por me ensinar a perdoa,a ser uma pessoa melhor e cada vez aprendo, mais com seus mandamentos em nome de Jesus Cristo meu senhor.amem

  6. Ó Glória a Deus,santo santo é o senhor Deus,ó Deus do universo toca no meu coração senhor Deus para mim perdoa a queles q me ofenderam senhor,Deus eu peço perdão dos meus pecados em nome do senhor Jesus Cristo amém.

  7. Perdoar as pessoas isso é devido..e ja perdoei todos que me magoou…e peço a Deus que me perdoe se chamei alguem de louco….perdão Senhor Deus…

  8. Meu Deus perdoai-nos nossos pecados assim como nos perdoamos a quem nos tem ofendidos.Glória a Deus Amém.Te amo Jesus

  9. Eu entendi que todos tem que amar os seus irmãos e não ofendê-lo e nem fala coisas que não agrada Jesus que quem faz isso terá seu julgamento depois e Deus fez cada um um para amar o outro e não um para destruir o outro amém

  10. Amém! 🙏🏻
    Glórias a Deus em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! 🙌🏻
    Que Deus abençoe a todos nós! 🙏🏻
    Aleluias!!

  11. Eu entendi que Deus quer falar que a gente tem que amar uns aos outros como assim mesmo para agradar a Deus porque Deus não gosto dessas pessoas que maltrata os irmãos porque Deus é amor e ele ensina como que nós devemos tratar as pessoas com amor por o respeito e com carinho e Deus ama as pessoas que faz a vontade dele e as pessoas que não faz a vontade dele ele afasta mas ele quer recuperar todas as pessoas que Deus é amor por isso que ele fala amar uns aos outros como a si mesmo para ser feliz e ter a vida eterna junto com pai celestial e maravilhoso que Deus é obrigado pai pela minha vida pela minha família e pelo ar que nós respiramos porque sem o senhor não somos nada amém

  12. Muitas vezes fomos magoados por pessoas que ou não esperávamos ou tínhamos consciência que nos fariam mal. Portanto, não hajamos na mesma proporção que elas, sejamos mais sensatos e conscientes, não despejemos ódio em quem nos despeja ódio, despejemos aquilo que existe em nós, e é necessário que o amor tome conta de nós. Não apenas só o amor, como a bondade, a fé. Não façamos como os outros, aprendamos a perdoar e a ter empatia por eles. Amém!

  13. Não deixemos com que a ira tome conta de nosso corpo em hipótese alguma. Sejamos sempre sensatos na hora de repreendermos aqueles que nos fizeram mal. Não combatamos o ódio com ódio, distribuamos amor para que conseguimos amansar o coração daqueles que nos fazem mal. Peçamos sempre orientação e forças ao nosso Senhor, pois Ele tudo faz por nós. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *