José: Da prisão ao palácio

Talvez você já leu e / ou ouviu a história de José, o grande sonhador, o homem das interpretações dos sonhos, o homem que se tornou grande no Egito. De um jeito ou de outro, todos nós ouvimos sobre a vida desse homem de Deus. É importante ensinar sobre sua vida porque através dele podemos entender mais de perto como podemos serem fiéis a Deus no meio da corrupção, dor e decepção.A Bíblia nos diz em Gênesis 37:3:

3 Israel amava mais a José do que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica de várias cores.
4 Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.

Gênesis 37:4

A inveja e o ódio de seus irmãos não pararam apenas no amor de Jacó por José, mas continuou aumentando por causa do tipo de sonhos e visões que ele tinha:

5 José teve um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais.

Gênesis 37:5

A questão que devemos nos perguntar aqui é: Qual foi o sonho que José teve, por o qual seus irmãos o odiavam ainda mais? A Palavra de Deus declara o seguinte:

6 Pois ele lhes disse: Ouvi, peço-vos, este sonho que tive:
7 Estávamos nós atando molhos no campo, e eis que o meu molho, levantando-se, ficou em pé; e os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho.

Gênesis 37: 6-7

É importante saber que esse sonho foi uma visão importante de Deus para José, e sabemos o seu significado, um dia ele iria reinar sobre seus irmãos, gostando eles ou não. Nós devemos saber disso, a vontade de Deus está em cima de tudo que pensamos, que odiarmos alguém ou que não queremos que alguém ocupe um determinado lugar.

Mas o que o Jose nunca pensou foi que contar esses sonhos ia lhe causar fortes dores, embora ele tenha feito isso com a melhor intenção, seus irmãos simplesmente achavam todo errado, porque eles o odiavam. Agora, devemos entender algo muito importante, e é que Deus na sua soberana vontade permitiu que tudo isso acontecesse com um plano: levar José para o Egito.

Do versículo 19 do capítulo 37 do Gênesis, o mal entrou definitivamente no coração de seus irmãos, eles estavam dispostos a matá-lo!

20 Vinde pois agora, fmatemo-lo e lancemo-lo numa das covas; e diremos: uma besta-fera o devorou. Veremos, então, o que será dos seus sonhos.

Gênesis 37:20

No entanto, Rubén interfere e diz: “Não o mate”. E eles decidiram jogá-lo em uma cisterna. Depois de todos esses eventos que vamos encontrar em todo o capítulo, vamos perceber todas as aflições que José teve que passar: Acusações, prisão, etc. Contudo, Deus não o esqueceu. Deus estava com ele em todos os momentos de sua vida, e cada uma de suas aflições fazia parte do plano divino.

No capítulo 41, encontramos a seguinte declaração do Faraó:

39 Depois disse Faraó a José: Porquanto Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão entendido e sábio como tu.
40 Tu estarás sobre a minha casa, e por tua voz se governará todo o meu povo; somente no trono eu serei maior que tu.

Este jovem que sofreu tantas dificuldades, que foi desprezado por seus irmãos, do qual Jacó não sabia mais, agora ele se torna governador de todo o Egito. E mais tarde, os sonhos que ele teve foram cumpridos:

6 José era o governador da terra; era ele quem vendia a todo o povo da terra; e vindo os irmãos de José, prostraram-se diante dele com o rosto em terra.

Gênesis 42:6

Incrível. Essa história nos ensina muito: Nos ensina que há aflições pelas quais estamos passando, que acreditamos que o mundo inteiro está vindo para nós e acreditamos que nunca teremos uma saída, mas não é assim, porque esse é o plano divino de Deus para nós, e algum dia o Deus Eterno nos libertará delas e nos colocará em um lugar melhor.

Você também pode estar interessado em:

43 comments on “José: Da prisão ao palácio

  1. Deus sempre sabe o que faz, é só confiar!!
    Confiar em Deus é entender que tudo que ele faz por nós é por amor. Portanto, há tempo para tudo.
    O que Deus preparou pra vc, ninguém pode tirar ou atrapalhar. 🙏🙏🙏

  2. Com essa esperança dq Deus está sempre do meu lado q ele vai me ajudar a superar todas as dificuldades q estou passando gloria a vos senhor jesus cristo e Deus todo poderoso

  3. Muito confortável essa grande mensagem de hoje. Espero com ajuda de Deus pai supera. Uns dos momentos mais difíceis. Com a bênção de Deus…

  4. “como podemos serem fiéis a Deus”. Pelo amor de Deus! Arrumem alguém para fazer correção ortográfica! O correto é: “Como podemos ser…” Quem se propõe a escrever ao público precisa ser melhor preparado.

  5. Amém Deus é fiel. Todas as dificuldades vem para o nosso crescimento. Nosso senhor Jesus Cristo sabe de todas as coisas, por isso devemos entregar tudo para ele, alegria e dificuldades. Glórias a Deus !!

  6. Glória a DEUS. É só ter fé e colocar tudo nas maos de DEUS. Pois ELE fica no comando de tudo Agradeço à DEUS por tudo que tem feito por mim. Amém

  7. Deus é muito bom conosco. É Ele quem nos ergue nos momentos de pura desesperança e de pura fraqueza. O Senhor nunca nos desamparará em momento algum das nossas vidas. Sejamos sempre gratos à Ele por tuas as suas bem aventuranças. Amém!!

  8. Meu Senhor e meu Deus, em nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, agradeço por tudo que tem feito nainha vida e da minha família, pois Tu és maravilhoso, poderoso e misericórdioso. Sem Ti Jesus não sou nada, pois a cada dia tenho prova do Teu amor por mim, pois sempre estas ao meu lado nos piores e melhores momentos da vida. Obrigado Jesus pelas reiteradas bençãos que tem me dado. Obrigado por me amar tanto. Te louvo e te adoro Senhor! Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  9. Amém! Eu creio e te agradeço meu Deus por tudo. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *