9 características de um cristão bem-aventurado

Quando falamos de uma pessoa “bem-aventurada”, estamos nos referindo a uma pessoa que é realmente afortunada pelo que possa ter. Nós, como o povo de Deus, somos abençoados por várias coisas, uma delas é servir um Deus poderoso, mas eu gostaria de abundar apenas em 9 dessas bem-aventuranças que também deveriam ser 9 características que todo cristão deveria ter em sua vida. O apóstolo Paulo falou para os Gálatas:

Daqui em diante ninguém me moleste; porque eu trago no meu corpo as marcas de Jesus.

Gálatas 6:17

Essas são 9 características que podem ser encontradas no livro de Mateus capítulo 5, a partir do versículo 3 em diante. Essas características são as seguintes:

1-Humildes de espírito

3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Ser pobre em espírito é estar espiritualmente com fome. Nunca devemos pensar que estamos em um nível espiritual tão alto que não precisamos mais de disso. Pelo contrário, todos os dias devemos querer mais. Lembremos o salmo 42:

1 Como o cervo anseia pelas correntes das águas, assim a minha alma anseia por ti, ó Deus!

2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e verei a face de Deus?
¿Cuándo vendré, y me presentaré delante de Dios?

2- Chorar

4 Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.

Por que são bem-aventurados aqueles que choram?

À luz das escrituras, podemos encontrar diferentes casos de homens de Deus que derramam lágrimas diante de Deus por diferentes situações. Quando falamos sobre Neemias, podemos encontrar no capítulo 1 como o grande reformador teve de lutar e orar diante de Deus pela difícil situação em que o povo de Israel se encontrava. Isso também pode ser um sinal da grande preocupação que podemos sentir diante de diferentes problemas que ocorrem na frente do povo de Deus.

3- Ser humildes

5 Bem-aventurados os humildes, porque herdarão a terra.

Quando somos humildes, somos realmente bem-aventurados e podemos encontrar diferentes versos em que há algumas promessas para os humildes:

O Senhor eleva os humildes, e humilha os perversos até a terra.

Salmos 147:6

Ele escarnece dos escarnecedores, mas dá graça aos humildes.

Provérbios 3:34

Quando vem a soberba, então vem a desonra; mas com os humildes está a sabedoria.

Provérbios 11:2

Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos.

Provérbios 16:19

Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.

Isaías 57:15

4-Ter “fome e sede de justiça”

6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos.

Somos bem-aventurados quando clamarmos a justiça de Dues sobre a terra.

5- Agir com misericórdia

Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.

Do mesmo modo que tratamos os outros, eles nos tratarão. Da mesma forma, se somos misericordiosos, também receberemos misericórdia:

Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas.

Mateus 7:12

6- Ter um coração limpo

8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.

O autor dos Hebreus nos ensina:

Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.
Hebreus 12:14

Lembremos que nosso coração é como se fosse nosso sistema de pensamentos que impulsiona todo o corpo e, se não for puro, significa que todo o nosso ser está danificado.

7- Procurar a paz

Se for possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens.

Romanos 12:18

O apóstol fala: “se for possível”, mais diante fala: “quanto depender de vós”. O apóstolo também faz esses esclarecimentos porque nem sempre podemos estar em paz com todos, apenas com a pregação deste Evangelho muitas pessoas nos odiarão e é algo que não podemos evitar, mas se for possível, se estiver em nossas mãos, devemos procurar a possibilidade de estar em paz com todos.

8- Não calar a verdade de Deus

10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

Somos porta voces deste precioso evangelho e nada e ninguém pode nos silenciar. No livro de Atos, queriam silenciar os apóstolos, mas eles não podiam calar as coisas que ouviram e aprenderam, da mesma maneira devemos saber que é uma bem-aventurança ser perseguidos pela verdade de Deus e devemos nos alegrar na tribulação.

9- Ser perseguidos

11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
12 Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.

Quão glorioso é saber que todas as coisas que sofremos aqui, que ser perseguido e ter que suportar tantas coisas para o nome de Cristo, um dia será recompensado. Então, minha pergunta seria: qual maior recompensa podemos receber do que a recompensa de viver a eternidade das eternidades glorificando a Deus? Nenhuma querido irmão. Portanto, regozije-se com sua tribulação e regozije-se cada um de vocês, pois a nossa recompensa está próxima.

Você também pode estar interessado em:

27 comments on “9 características de um cristão bem-aventurado

  1. Acredito em Jesus como única forma de chegar a DEUS.pois o SENHOR DEUS criou todas as maravilhas que existem.
    DEUS é tudo.

  2. O senhor é o meu pastor e nada me faltará, Tudo posso naquele que me fortalece Então senhor Jesus Cristo refrigera minha alma, daí me um coração manso e humilde,vem fazer eterna morada em minha vida,Me dá sabedoria e um coração semelhante ao teu senhor para que eu possa fazer ganhar minha querida família prá ti senhor Jesus,Eu sou uma serva dê ti senhor que nessecita dê ajuda,, Obrigado senhor por tudo, Tudo que eu tenho foi o senhor Jesus que me deu,

  3. Excelente, animador e muito instrutivo este estudo da Palavra de Deus. Que outros comentários sobre os ensinamentos bíblicos sejam postados nesta plataforma.

  4. Me faz Te conhecem SENHOR transforma a minha minha Vida faze os meus olhos verem o que nunca viram para meu crescimento Espiritual obrigada meu DEUS Te Agradeço em o Nome Do meu SENHOR E Salvador JESUS CRISTO

  5. As bem-aventuranças foram colocadas para ajudar o ser humano a seguir os caminhos do Senhor, pois estes são os caminhos do bem, que será essencial para nós e para o nosso bem-estar com o nosso Pai Celestial. Deus sempre nos ajuda e faz de tudo por nós, é o nosso dever sermos cidadãos seguindo seus mandamentos e fazendo a coisa correta. Para que, com isso, nos encontremos no reino dos céus. Sejamos bem-aventurados. Amém!

  6. Meu Senhor e meu Deus, em nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, me ensina a ter humildade de Espírito para que possa sempre seguir os teus mandamentos! Te amo, te adoro e te louvo Senhor, pois sei que somente segundo a Jesus Cristo obterei as tuas bênçãos e terei a salvação eterna. Toda honra e toda Glória ao nosso amado Deus e a Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré! Amém!

  7. Glória a Deus,sim meu querido Deus,eu creio que nós temos que ser fiel,por que a recompensa ela vai vir com certeza,Deus é fiel ele não falha ele é Deus do exército ele é Deus do céus e da terra aleluia aleluia Glória a Deus,eu creio em ti meu Deus em nome do senhor Jesus Cristo amém.

  8. Amém! Eu creio e te agradeço meu Deus por tudo, peço em nome de Jesus Cristo meu Senhor e Salvador que eu posso ter um coração manso humilde, Glória a Deus.Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *