Versículos da Bíblia sobre a vitória

No Antigo Testamento, a vitória é associada ao nosso Deus, com seu poder, glória e majestade no controle de sua criação. Desde o Antigo Testamento até o Novo Testamento, podemos ver que Ele dá a vitória àqueles que são fiéis a Ele.

Então, mostraremos alguns versos bíblicos e breves explicações de cada um deles, onde também notaremos que a fé é a vitória que vence o mundo e através dessa fé podemos conhecer a vitória através do que Deus fez com Jesus.

A vitória é do Senhor

Todas as coisas que existem nos céus e na terra pertencem ao nosso Deus, assim Davi disse quando abençoou a Deus na cerimônia em que Salomão foi proclamado sucessor de Davi diante do trono:

Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe.

1 Crônicas 29:11

Tudo é Dele, até a vitória, a vitória que Ele nos deu não é nossa, é Dele!

Deus é quem dá a vitória

Nós alcançamos nossas vitórias com nossas próprias forças e nossos próprios méritos? Se você pensa assim, medite no próximo verso que pertence a um Salmo onde Davi implorou por ajuda e prosperidade:

É ele que dá a vitória aos reis e que livra a Davi, seu servo, da espada maligna.

Salmos 144:10

Como havíamos dito na seção anterior, a vitória é do Senhor, e se a vitória é do Senhor, não é Ele quem nos dá? É Ele quem nos dá a vitória e nos resgata.

Isso significa que, porque Ele é quem dá a vitória, podemos nos sentar de braços cruzados esperando que Ele faça tudo? Vejamos o que provérbios diz:

O cavalo prepara-se para o dia da batalha, mas do Senhor vem a vitória.

Provérbios 21:31

É realmente necessário que nos preparemos para a batalha, mas sempre levando em conta que quem nos levará à vitória é Deus.

Na multidão de conselheiros está vitória

Se você é um daqueles que enfrenta batalhas com suas próprias forças e sua própria sabedoria, você deve considerar fazer outra parada para refletir. O livro dos provérbios, que é cheio de sabedoria, ilustra outro dos pontos-chave para a vitória:

Porque com conselhos prudentes tu farás a guerra;
e há vitória na multidão dos conselheiros.

Provérbios 24:6

Se tivermos bons conselheiros ao nosso redor e com o apoio de Deus, seremos efetivamente guiados para a vitória.

Venceremos a morte

Paulo, falando aos coríntios sobre a ressurreição dos mortos, descreve a vitória que teremos sobre a morte naquele grande dia:

54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?

56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 15:54-57

É muito interessante o versículo 57, que diz que Deus nos dá a vitória através de nosso Senhor Jesus Cristo.

Nossa fé é a vitória que derrotou o mundo

Se nascemos de Deus, podemos vencer o mundo e um ingrediente essencial para alcançar a vitória sobre o mundo é a fé:

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo;
e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

1 João 5:4

A vitória daqueles que nasceram de Deus está escondida na cruz do Calvário, naquele momento em que nosso Senhor se sacrificou por nós, onde pregou todos os nossos pecados. Se você quiser aprofundar isso, nós convidamos a ler nosso artigo: Tudo o que é nascido de Deus vence o mundo.

Você também pode estar interessado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *