Um novo nascimento em Cristo

A grande característica de um cristão é “nascer de novo”, que significa ser uma nova pessoa, no sentido de deixar para trás coisas que não agradam a Deus. O apóstolo Paulo disse sobre isso nascer de novo: “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17).

A Bíblia nos fala sobre uma conversa entre Jesus e Nicodemos, este era um fariseu de grande importância entre os judeus. Sabemos bem que os fariseus não reconheciam Jesus como um verdadeiro mestre, muito menos como o Filho de Deus, no entanto, aquele Grande Mestre de Israel chamado Nicodemos se aproxima a Jesus à noite e diz a ele as seguintes palavras:

Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

(João 3:2)

Estas são algumas palavras em que aparentemente Nicodemos reconhece Jesus como um enviado de Deus, mas certamente não conhecemos suas intenções. A verdade é que Jesus ignora as palavras de Nicodemos e responde-lhe: “Em verdade, em verdade te digo: se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (V.3). Este verso é muito importante, por várias razões, uma delas é que Jesus fala do novo nascimento como algo vital, no sentido de, não podemos ser cristãos sem experimentar uma mudança, o novo nascimento é a marca de um verdadeiro crente.

Outra coisa que devemos saber é que Jesus conhecia as intenções dos corações dos homens e também conhecia muito bem os fariseus.

Aquele mestre chamado Nicodemos, fica surpreso com as palavras de Jesus e mostra que ele nem sequer entendeu o que é nascer de novo. Os fariseus eram pessoas que queriam guardar a lei, mas Jesus uma vez os descreveu como “sepulcros caiados”.

Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

João 3:4

A conversa entre Jesus e Nicodemos sobre o novo nascimento continua, e Nicodemos procura explicação sobre isso, já que ele não sabia nada sobre isso.

Jesus continua explicando:

5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.

8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

João 3:5-8

Nicodemos não conseguiu entender nada disso, e no versículo seguinte ele pergunta a Jesus: Como isso pode ser feito? Embora este homem fosse um estudioso da lei, alguém que conhecia as Escrituras não sabia o significado do novo nascimento.

Aquele novo nascimento do qual Cristo fala ocorre quando cremos que Jesus é o Filho de Deus, é impossível nascer de novo sem acreditar nesta grande verdade. E no verso 11 Jesus sugere que os fariseus não aceitavam seu testemunho.

11 no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo;

Colossenses 2:11

A Bíblia nos fala sobre o novo nascimento muitas vezes. E este é o maior milagre que pode ser experimentado. Ser mudado para que não haja vestígios do que éramos antes. Cristo nos transformou e Nele somos novas criaturas.

Você também pode estar interessado em:

46 comments on “Um novo nascimento em Cristo

  1. Bom dia que Deus os abençoe essa foi mas uma mensagem vinda da parte de Deus pra nós obrigada 😍😍😍😍😍👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  2. Jesus deixou bem claro nascer de novo e deixar os velhos costumes pra trás viver uma nova vida em comunhão com Cristo Jesus amem

  3. Para nascemos de novo precisamos morrer para o mundo deixar as coisas desse mundo para trás,o novo nascimento em Cristo é saber que somos transformados e nEle somos nova criatura.

  4. O novo nascimento do qual Cristo fala ocorre quando cremos que Jesus é o Filho de Deus, é impossível nascer de novo sem acreditar nesta grande verdade.

  5. Forte esta PALAVRA o meu desejo é nascer de novo e mergulhar profundamente n’as Aguas Do Espirito Santo e ser uma verdadeira Filha de DEUS TE Agradeço por este despertamento Em O Nome Do meu SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO Amém

  6. Nós devemos renascer em Cristo, devemos ser fiéis à Ele, procurar deixar de lado as coisas que não o agrada, e focar somente no nosso relacionamento com Deus, nosso pai. Sejamos gratos a cada dia que passa à Jesus por ter nos concedido a graça a vida, a qual somos felizes. Amém!

  7. Obrigado meu Senhor e meu Deus por ter mandado Teu Filho Jesus Cristo para nos amar e nos salvar. Jesus Tu és o meu Senhor e Salvador, o Filho de Deus unigenito que veio ao mundo tirar todos os meus pecados. Creio em Ti Jesus como meu Senhor, pois Tu és maravilhoso, poderoso e misericordioso. Ao Te amar e te aceitar Jesus como meu Senhor e Salvador passei a ter uma nova vida ao Teu lado. Me ajuda como também a minha família seguir sempre os teus mandamentos para que eu continue seguindo as Santas Escrituras e obtenha a salvação eterna. Livra-nos Senhor de todos os males e de todas as tentações, dando-nos uma vida cristã ao teu lado. Obrigado Jesus por Tuas reiteradas bênçãos em nossas vidas. Te amo e te adoro Jesus, toda honra e toda Glória seja dada a Ti Senhor. Glória a Deus, louvados sejam Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus! Amém!

  8. Obrigado meu Senhor e meu Deus por ter mandado Teu Filho Jesus Cristo para nos amar e nos salvar. Jesus Tu és o meu Senhor e Salvador, o Filho de Deus unigenito que veio ao mundo tirar todos os meus pecados. Creio em Ti Jesus como meu Senhor, pois Tu és maravilhoso, poderoso e misericordioso. Ao Te amar e te aceitar Jesus como meu Senhor e Salvador passei a ter uma nova vida ao Teu lado. Me ajuda como também a minha família seguir sempre os teus mandamentos para que eu continue seguindo as Santas Escrituras e obtenha a salvação eterna. Livra-nos Senhor de todos os males e de todas as tentações, dando-nos uma vida cristã ao teu lado. Obrigado Jesus por Tuas reiteradas bênçãos em nossas vidas. Te amo e te adoro Jesus, toda honra e toda Glória seja dada a Ti Senhor. Glória a Deus, louvados sejam Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus! Amém! Te amo meu Deus!

  9. Amém! Glória a Deus, eu creio e te agradeço meu Deus por tudo. Um Pai poderoso, maravilhoso e misericordioso. Obrigado Jesus meu Senhor e Salvador por está sempre comigo e com a minha família nos abençoando e dando livramentos do inimigo a Ti toda honra e toda glória agora e para sempre. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *