Um grande choro por negar a Jesus

Seguir a Jesus sempre teve um grande grau de dificuldade. Para nós hoje, é um grande desafio seguir a Jesus sem negá-lo, em uma sociedade que ama o pecado mais a cada dia. Os discípulos de Jesus naquela época também tiveram um grande desafio, e acredito que um maior que o nosso, pois, estamos falando de uma época na que seguir Jesus poderia levar você à morte. Mas não há desculpas para negar o nosso amado Senhor.

A Bíblia registra que Pedro, aquele que mais tarde seria um grande apóstolo de todos os tempos, negou a Jesus. Neste artigo vamos rever a história de Pedro sobre o momento em que ele negou Jesus, e disto podemos aprender muito para não cometer o mesmo erro.

Primeiro, lembramos aquele momento em que Jesus disse para Pedro que chegaria o momento que o negaria:

34 Tornou-lhe Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces.

Lucas 22:34

Antes de Jesus lhe contar essa profecia, Pedro estava disposto a morrer por causa de Jesus. O mesmo acontece conosco, às vezes dizemos: “Eu morreria por Cristo”. Mas quando estamos no momento, fazemos o oposto. Temos que pedir muito a Deus para nos dar a força necessária para nunca negar o nosso Mestre.

Então, percebemos que isso se cumpre em Pedro:

66 Ora, estando Pedro em baixo, no átrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote

67 e, vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus.

68 Mas ele o negou, dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre.

69 E a criada, vendo-o, começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles.

70 Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és um deles; pois és também galileu.

71 Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais.

72 Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negarás. E caindo em si, começou a chorar.

Marcos 14:66-72

É notório que eles iriam saber que Pedro estava com Jesus, já que ele era seu discípulo e caminhava com ele por toda parte. Era óbvio que em um momento como esse eles o reconheceriam. Nesta parte, não vemos mais Pedro dizer: “Estou disposto a morrer por você, Cristo”. Nós vemos uma atitude totalmente diferente do que ele disse.

Pedro usa uma expressão terrível quando dizem que ele pertencia a Jesus: “Eu não o conheço, nem sei o que você diz.” É incrível! Aquele homem que estava disposto a dar a vida por Cristo, agora se apresenta como alguém que nem conhece a Jesus.

Para nós, a vida é tão preciosa que muitas vezes é mais importante para nós do que o próprio Deus. Lembre-se que esta não deve ser a nossa atitude como servos de Deus:

 39 Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.

Mateus 10:39

A impressividade do caso não é tanto que Pedro negou a Jesus, mas que ele continuou fazêndo-o. Uma atitude dessa natureza seria totalmente difícil, e talvez ainda não tenhamos enfrentado uma situação semelhante. Mas em algumas pequenas circunstâncias do dia-a-dia, às vezes negamos a Jesus. ¿Você imagina em um momento como o de Pedro? ¿O que você faria?

A Palavra de Deus diz:

33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Mateo 10:33

Há uma recompensa muito ruim para aqueles que negam Jesus e se tornam praticantes desse ato. Pedro é o exemplo perfeito para nós, pois em sua vida ele nos mostrou vários erros, mas apesar disso ele provou amar a Jesus Cristo.

Pedro não ficou feliz com essa situação de negação do Mestre, mas “chorou” quando se lembrou disso. O pior de negar a Jesus não é que as pessoas percebam, o pior é que estamos ferindo o coração do Pai com nossas atitudes, e este deve ser o eixo central da luta para não negar nosso grande Senhor.

Pedimos a Deus forças todos os dias para permanecer firmes antes de qualquer provação e proclamar Jesus Cristo a cada segundo da nossa vida diária.

Você também pode estar interessado em:

32 comments on “Um grande choro por negar a Jesus

  1. Jesus Cristo é a nossa salvação ,.sem Jesus não somos nada do pó viemos ao pó voltaremos meu desejo é ser uma mulher virtuosa pra encinar a palavra de Deus a minha família Deus abençoe a todos amém

  2. Amém Jesus nos fortalecer cada dia mais para que possamos vencer aos laço do inimigo de Deus pai todo poderoso e que nunca nos enfraquecerá á nega nosso senhor Jesus Cristo

  3. Amém! Deus abençoe a todos; acredito também que Deus permitiu que Pedro o negace, pois, ele seria usado e era fundamental sua caminhada com a igreja naqueles dias pós a morte de Cristo. E se ele tivesse confessado que era seguidor teria provavelmente morrido. Hoje no Brasil temos liberdade de culto e assim não precisamos negar a Jesus Cristo; mas existem países que é proibido o culto ao Senhor e temos que orar por nossos irmãos que vivem nestas nações para que o Senhor os livre e que eles possam continuar mesmo as escondidas a se reunirem e assim fazerem a obra de Deus nestas Nações que são governadas por homens terríveis que são anticristo.
    Obrigado pelo artigo Jesus Cristo seja contigo!

  4. Quando nois não conhecemos a Jesus,erramos muito e nus parece normal errar,mais quando Jesus entra na nossa vida,podemos até continuar errando mais fica impossivel ,não ficar incomodado com o erro,pois quem aceita Jesus de todo o coração a transfomação é completa,gloria a Deus por isso.

    1. Amém senhor meu Deus pai maravilhoso lhe peço renova minha fé e da minha família todos os dias , não nós deixe negar o senhor meu Jesus Cristo nunca,eu creio e confio no meu senhor Jesus Cristo te amo.

  5. Amém 🙏 Jesus é a nossa salvação Deus está a frente de tudo em minha vida ao acordar a primeira palavra do dia é obrigado Jesus por tomar conta de mim e de minha família amém 🙏🙏🙏

  6. Amados irmãos e irmãs as vezes somos fracos não devemos nunca negar o criador nosso deus que nos dá de tudo pesso à deus que me de forcas pra nunca negar o senhor amem

  7. SENHOR meu DEUS E PAI me da força pois as Lutas sao muitas e sem O ESPIRITO SANTO não vou conseguir me Batiza SENHOR JESUS me capacita me reveste com A Tua Armadura Espiritual pois sem ela não vou conseguir Amem.

  8. Não podemos negar o nosso Senhor, pois é Ele quem conduz toda a nossa vida, é Ele o responsável por todas as nossas vitórias e conquistas. Sejamos gratos à Ele por tudo que fizestes. Não negaremos o nosso pai em hipótese alguma. Amém!

    1. Meu Senhor e meu Deus, em nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, te peço Pai que a cada dia aumente a minha fé para que possa sempre cumprir a Tua Palavra e te ama e te adorar por todo e sempre. Jesus tu és o caminho, a verdade e a vida e o meu Senhor, sem ti meu Deus não sei viver, pois Tu és a força da minha vida. Obrigado Jesus por tudo que tem feito por mim e pela minha família e pelas reiteradas bençãos que tem me dado. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  9. Meu Deus as lutas são grandes mas eu sei que estou contigo e te peço esteja comigo a cada segundo de minha vida,sei que sou franca e falha mas me ensina a cada dia,me diz a cada dia que o Senhor é e está no centro de tudo na minha vida e que eu nunca esqueça disso amém gloria a Deus 🙏💋

  10. Deus todo poderoso é no nome do senhor Jesus Cristo que eu peço-a a ti força e misericórdia para que eu não ti neques nem um momento da minha vida,o senhor é maravilhoso,o senhor é o meu escudo ó Deus de Abraão de Isaque e Jacó, adoração e o louvor é só para o senhor em nome de Jesus Cristo amém.

  11. Amém! Obrigado meu Deus por tudo e principalmente por ter dado seu único filho Jesus para nos salvar de nossos pecados pois Tu Jesus és o caminho , a verdade e a vida.Glória a Deus.Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *