Perdoar não é uma opção

Perdão, um assunto que muitos cristãos às vezes precisam aprender, é muito importante na Bíblia. O ressentimento não pode se encaixar no coração de um cristão e é por isso que Jesus enfatiza esse tema no décimo oitavo capítulo do livro de Mateus:

23 Por isso o reino dos céus é comparado a um rei que quis tomar contas a seus servos;

Mateus 18:23

Esta parábola nos mostra a soberana graça de Deus em perdoar os pecadores, mas, por outro lado, também nos mostra como o ser humano quer que um bem seja feito para ele, mas não o pratica com os outros.

A parábola é sobre um rei que queria fazer uma contabilidade com seus servos. O primeiro que lhe foi apresentado devia dez mil talentos. É importante saber que dez mil talentos era uma quantidade muito grande (um talento equivalia a 6.000 denários. Um denário era o que ganhava um jornaleiro em um único dia de trabalho). Este grande número Jesus utiliza com um grande propósito.

Obviamente que o servo não tinha muito dinheiro para pagar a dívida, a única coisa que ele podia fazer era implorar ao seu senhor e isso é exatamente o que ele fez, já que a decisão do seu senhor foi muito severa:

26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, tem paciência comigo, que tudo te pagarei. (V.26)

É impossível perdoar uma dívida tão grande? Jesus nesta parábola nos mostra que não importa como seu irmão tenha pecado contra você:

27 O senhor daquele servo, pois, movido de compaixão, soltou-o, e perdoou-lhe a dívida.

(V.27)

“Mover-se para a misericórdia”: É importante entender que a misericórdia é um atributo que só Deus possui, mas mesmo sendo um atributo de Deus, se somos cristãos, essa misericórdia também deve nos mover. É incrível, você vai dizer: isso é muito dinheiro para ser perdoado! Você sabia que essa quantia é incomparável pela grande dívida que tivemos que Jesus pagou na cruz do Calvário por você e por mim?

Deus, como este homem, também perdoou todas as nossas dívidas, nós também perdoamos as dívidas dos nossos irmãos? Ou nós fazemos como este servo, que depois de ter sido perdoado não perdoou seu companheiro de servo?

28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem denários; e, segurando-o, o sufocava, dizendo: Paga o que me deves.

29 Então o seu companheiro, caindo-lhe aos pés, rogava-lhe, dizendo: Tem paciência comigo, que te pagarei.

30 Ele, porém, não quis; antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.

Mateus 18:28-30

Impressionante! Este homem tinha sido perdoado uma dívida que ele não seria capaz de pagar, mesmo trabalhando todos os anos de sua vida, no entanto, agora vemos seu conservo que lhe devia cem denários, o que era uma quantia pequena demais em comparação com a dívida que lhe foi perdoada.

A oração mais famosa, nosso Pai, nos ensina a perdoar nossos irmãos:

12 e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores;

Mateus 6:12

O perdão não é uma opção para um cristão, o perdão é um dever, é uma obrigação. Perdoar é a evidência de que realmente fomos salvos. E assim como nosso Pai celestial nos perdoa, devemos perdoar nossos irmãos. Jesus continua a parábola e diz:

32 Então o seu senhor, chamando-o á sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste;

33 não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, assim como eu tive compaixão de ti?

34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos verdugos, até que pagasse tudo o que lhe devia.

Mateus 18:32-34

Nós fomos chamados a ter misericórdia pelos outros. E aprendemos isso com Jesus Cristo, que, morrendo numa cruz, disse: Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que estão fazendo. Temos que esquecer o nosso modo antigo de pensar, somos cristãos, pessoas diferentes, que tentam todos os dias ser como Cristo.

Nós aprendemos que este homem teve um grande julgamento por parte de seu senhor por não ter perdoado a dívida de seu conservo e por isso Jesus termina sua parábola dizendo:

35 Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.

Mateus 18:35

Nós convidamos você a praticar o perdão em Jesus Cristo, pois isso nos ajudará a tornar nosso coração mais pacífico.

...
Um grande choro por negar a Jesus
A marca de Deus em nossos corações

41 comments on “Perdoar não é uma opção

    1. Meu Senhor e meu Deus, em nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, te peço que perdoe os meus pecados e me protege Pai para que eu sempre perdoe aqueles que me ofenderam, assim como já perdoei a todos Senhor. Se por acaso esqueci algum irmão neste momento perdoo a ele de todo mal que fez a mim, pois quero estar com o coração limpo para seguir os Teus mandamentos Senhor. Toda a honra e toda a glória a Ti Senhor! Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  1. Isso aconteceu comigo, minha dívida foi perdoada na condição que podia paga. Mais meu patrão passando por situação difícil me devia bem menos que a minha dívida… Deixei pra lá perdoei. Minha família ñ gostou fica. Me cobrando?

  2. GLÓRIAS AO NOSSO SENHOR JEOVÁ DEUS EM NOME DE SEU FILHO JESUS CRISTO.
    Que o seu ESPÍRITO SANTO tire tudo que tem dentro de cada um de nós que não nos deixa perdoar como devemos perdoar. SENHOR JESUS me perdoe por ainda me sentir tão pecador.

  3. Obrigado senhor Jesus pelo o ensinamento,abranda nossos coração fazendo nos praticar o perdão,que Deus nosso pai todo poderoso seja hoje e eternamente lovado

  4. Soberano Deus eu perdoo todos aqueles que me devem em o nome do Senhor Jesus Cristo é peço que me perdoe os meus pecados por Jesus Cristo amém.

  5. Deus pai, cure as feridas que eu causei em minha esposa e faça com que ela me perdoe, em nome de Jesus, teu filho amado.

  6. Meu pai criador cura as minhas feridase me levanta da dor que estou passando, cura e perdoa aqueles que calsam dor em nome de nosso senhor Jesus cristo amém!!

  7. Perdoemos mais nossos irmãos assim como Deus perdoa diariamente os nossos pecados. Perdoemos para que sejamos perdoados. Temos que ter mais misericórdia em nossos corações, não ajamos com orgulho nem com desumildade, assim, Deus não será capaz de nos perdoar. Amém!

  8. Amém senhor por essa palavra,o perdão é muito difícil mas não é impossível,Deus nos amou de tal maneira que deu o seu filho por nossos pecados,já pensou se nós fôssemos pagar por isso,não ia ter dinheiro no mundo que pagasse esse gesto tão lindo de Deus amém gloria a Deus 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.