Sete lições que podemos aprender com a história de Eliseu e Naamã

(www.mimejoralabanza.com) — Na Bíblia existem passagens bíblicas a partir das quais podemos obter muitas lições. Hoje extraímos sete ensinamentos da história de Eliseu e Naamã. Esperamos que este ensino seja muito útil para você.

1. Às doenças não lhes importa seu estatus social

Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso.

2 Reis 5:1

Estamos falando de um chefe de exército cujo rei o tinha no alto. Era um homem corajoso, estava em uma posição invejável, mas havia um grande problema com ele: Era leproso.

2. Ser oportunistas

Quando Eliseu, o homem de Deus, ouviu que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir ter comigo, e saberá que há profeta em Israel.

2 Reis 5:8

O rei da Síria foi informado que em Israel morava um profeta que poderia curar a lepra de Naamã. O rei da Síria enviou uma carta ao rei de Israel falando: “Eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures da sua lepra.”. Como o rei de Israel não era um homem de milagres, ele entendeu que isso era apenas uma provocação e falou:

“Sou eu Deus, que possa matar e vivificar, para que este envie a mim um homem a fim de que eu o cure da sua lepra? Notai, peço-vos, e vede como ele anda buscando ocasião contra mim.”

2 Reis 5:7

O rei rasgou suas roupas, e quando as notícias chegaram a Eliseu, ele ousou pedir que lhe enviaram a Naamã para que vissem que havia um profeta em Israel. Do mesmo modo, temos de aproveitar a situação para que Deus seja conhecido no meio de um mundo caído.

3. Deus age do jeito que menos esperamos

10 Então este lhe mandou um mensageiro, a dizer-lhe: Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne tornará a ti, e ficarás purificado.

11 Naamã, porém, indignado, retirou-se, dizendo: Eis que pensava eu: Certamente ele sairá a ter comigo, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, passará a sua mão sobre o lugar, e curará o leproso.

12 Não são, porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? não poderia eu lavar-me neles, e ficar purificado? Assim se voltou e se retirou com indignação.

2 Reis 5:10-12

Naamã foi a Israel para buscar seu milagre e teve fé, mas ele pensou que o profeta iria sair e invocar o nome de Deus e tocar no lugar de sua lepra e curá-lo. É o que qualquer um esperaria, mas Deus não funciona do jeito que queremos. Ao contrário do que Naaman estava pensando, o profeta simplesmente nunca chegou a encontrá-lo e apenas o enviou para dizer-lhe para se banhar em um rio sujo.

4. Apesar da nossa incredulidade, Deus enviará pessoas para nos ajudar a acreditar

Os seus servos, porém, chegaram-se a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.

2 Reis 5:13

Como o profeta não atuou da maneira que Naamã esperava, Naamã ficou com raiva e começou a pronunciar palavras questionando o mandato do homem de Deus. É muito provável que por causa disso, ele retornaria e ficaria sem o seu milagre. Mas seus servos o convenceu a fazer o que Eliseu lhe enviou.

5. Não recebendo bens materiais em troca de um milagre

14 Desceu ele, pois, e mergulhou-se no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne dum menino, e ficou purificado.

15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que do teu servo recebas um presente.

16 Ele, porém, respondeu: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não o receberei. Naamã instou com ele para que o tomasse; mas ele recusou.

2 Reis 5:14-16

Depois de se mergulhar sete vezes e sua pele ficar como a pele de um menino, Naamã ficou muito grato e queria entregar um presente a Eliseu, mas Eliseu não o aceitou.

6. Deus revela as más coisas que você faz

25 Mas ele entrou e pôs-se diante de seu amo. Então lhe perguntou Eliseu: Donde vens, Geazi? Respondeu ele: Teu servo não foi a parte alguma.

26 Eliseu porém, lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro ao teu encontro? Era isto ocasião para receberes prata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

27 Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então Geazi saiu da presença dele leproso, branco como a neve.

2 Reis 5:25-27

Geazi, servo de Eliseu, cegado pelas coisas materiais, recorreu à mentira e o engano para obter algo material. No entanto, Deus revelou tudo a Eliseu e o fim de Geazi era muito amargo: terminou com a lepra de Naaman.

7. As bençãos têm seu tempo

Era isto ocasião para receberes prata e roupa, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

2 Reis 5:26

Por que Eliseu não queria receber a oferta de Naamã? Porque não era a hora. Receber esse presente por esse milagre pode ser entendido como um pagamento. Deus conhece o tempo da benção, então não devemos desesperar.

Você também pode estar interessado em:

30 comments on “Sete lições que podemos aprender com a história de Eliseu e Naamã

  1. -Não recebemos as bênçãos do Senhor por sermos bons ou maus….O Senhor abençoa a quem quer e como quer na hora que julgar apropriado!

  2. Muitos poe carro na frente dos bois ….tentam levar vantagens e é isso que acontece…fazem as coisas ja pensando nas vantagens e foi o caso dele ,isso acontece com nos hoje pois as cosas começam acontecer com nos e depois não soubemos o porque

  3. Essa história deve ser bem refletida com a mais profunda sensibilidade para que possamos viver a plenitude de Deus nas nossas vidas… Que possamos adotar a postura de Eliseu e sempre lembrar do que aconteceu com geazi.

    1. Meu Senhor e meu Deus tu és maravilhoso, poderoso e misericordioso, e minha fé em ti Pai é muito grande! Obrigado Jesus por tudo que tem feito na minha vida e da minha família, pois tu és o meu Senhor e Salvador, e somente através de Ti obterei a vitória e a vida eterna. As bençãos que tem me dado meu Deus vem no momento certo e sempre se cumprem as promessas de Jesus. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  4. A palavra de Deus é abençoar e ele sabe todas as coisas sabe todas as horas que o milagre vem é só esperar e ter paciência material não traz essa oração o que traz a salvação é Deus só ele e mais ninguém por isso que Deus trabalha com pessoas coração limpo sem ter isso e nada porque tudo que vem é de Deus só esperar amém

  5. Há vários ensinamentos bíblicos que nos ajudam a entender melhor como funciona os poderes e feições que Deus nos dá em nossas vidas. Usamos este como exemplo, nunca nos desesperemos pelas coisas que irão vir, Deus sabe o tempo certo de colocá-las em nossas vidas. Apenas devemos esperar e acreditar em Deus. Temos de fazer tudo de maneira coerente e correta para que Deus nos beneficie e nos encaminhe para o reino dos céus. Amém!

  6. Amém! Eu creio meu Deus e muito obrigado por tudo e por está sempre conosco o quão o Senhor é poderoso, maravilhoso e misericordioso toda honra e toda glória agora e sempre Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *