Em uma ocasião, em um estudo bíblico da igreja, perguntei à congregação: o que significa a palavra graça? Todos responderam que é um presente imerecido de Deus. A resposta parece correta, mas tecnicamente não é, já que nunca perguntei o significado da graça de Deus, o que seria totalmente diferente. Se definirmos a palavra graça por si só, seria um favor dado a nós que não merecemos, em geral, em qualquer contexto, seja cristão ou não.

É importante que entendamos isso, que há palavras que devem ser definidas por elas mesmas e que o toque final será dado pelo contexto no qual se esteja falando. Eu pergunto hoje: que é a Sã Doutrina? Isso dependerá em grande parte do contexto em que você se encontra, mas a realidade é que, se falamos no contexto da fé cristã, um único significado, independentemente da nossa opinião humana.

Quando pensamos em algo “saudável” acreditamos em algo que está funcionando corretamente, um exemplo prático pode ser o próprio corpo humano, se estamos saudáveis, é porque não temos nenhuma doença e isso faz que nosso corpo tenha um bom funcionamento.

Por outro lado, a palavra doutrina não é mais que um conjunto de idéias, pensamentos e princípios. Então, quando unimos os dois termos, estaríamos dizendo que a “sã doutrina” é um conjunto de ideias, pensamentos e princípios saudáveis. Mas como eu disse anteriormente, nosso contexto é o cristianismo. Então, diríamos que a sã doutrina é todo pensamento bíblico em sua essência, sem remover, sem colocar, todas aquelas idéias escritas em seu contexto completo, o que leva a que seja saudável, em bom estado de funcionamento, como o corpo humano.

Paulo escreveu a Timóteo sobre a sã doutrina, dizendo que chegaria a hora em que os homens não desejariam ouvir a sã doutrina, isto é, não desejariam ouvir o que a Bíblia diz:

2 Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina.

3 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos.

4 Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos.

2 Timóteo 4:2-4

Há aqueles que têm uma falsa definição do que é uma doutrina sã, já que eles a associam a doutrinas criadas por homens, mas ao que o apóstolo Paulo está se referindo aqui está longe de ser uma doutrina meramente humana, Paulo está falando da doutrina bíblica, falada por Cristo e pelos apóstolos.

E Paulo está dizendo que chegará uma época em que os homens não vão querer ouvir o que a Bíblia diz, uma época em que preferirão viver com supostas visões e sonhos, ainda mais longe, um tempo em que desejarão viver do conto.

Nós estamos justamente naquela época, uma época em que muitos não querem ouvir o que a Bíblia diz, onde colocam acima da Bíblia todos os tipos de doutrinas estranhas que se contradizem.

A sã doutrina é tudo o que é contemplado na Bíblia em seu contexto apropriado.

Veja nosso ultimo video

Oración para cuando estás afligido

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *