Um homem sábio e sem temor não é aquele que não tem medo, senão que se preocupa em superar seus oponentes, estudá-lo e conhecer seu objetivo e onde seu inimigo poderia atacar.

O homem sábio sabe como ele pode controlar situações que surgem, desde os tempos antigos, podemos encontrar muitas histórias que nos dizem o quão forte e corajoso esses homens eram.

Neste caso, podemos falar sobre Josué, homem corajoso, não duvidou quando Deus o enviou para conquistar uma terra, este homem estava sempre em pé de batalha.

9 Então Moisés disse a Josué: “Escolha alguns dos nossos homens e lute contra os amalequitas. Amanhã tomarei posição no alto da colina, com a vara de Deus em minhas mãos”.

10 Josué foi então lutar contra os amalequitas, conforme Moisés tinha ordenado. Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina.

Êxodo 17:9-10

Josué sempre confiou no que Moisés mandou, esse homem estava confiante. Deus estava com ele o tempo todo, Josué foi decidido, homem sem medo de vencer seus inimigos.

Nós também podemos observar que este guerreiro nunca disse não, ele estava sempre presente ao que ele fosse ordenado a enfrentar tudo o que o que queria perturbar a paz de Israel.

13 E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada.

14 Depois o Senhor disse a Moisés: “Escreva isto num rolo, como memorial, e declare a Josué que farei que os amalequitas sejam esquecidos para sempre debaixo do céu”.

15 Moisés construiu um altar e chamou-lhe “o Senhor é minha bandeira”.

16 E jurou: “Pelo trono do Senhor! O Senhor fará guerra contra os amalequitas de geração em geração”.

Êxodo 17:13-16

Moisés homem de Deus também agiu com grande confiança em tudo o que Deus lhe enviou, mas Josué sempre ficava perto de Moisés e é por isso que quando Josué viu a confiança que Moisés tinha em Deus, Ele agiu confiante de que Deus não deixaria.

Mas temos outro que não podemos deixar trás, já que este homem era um daqueles que enfrentaram um imenso gigante de tamanho e não de sabedoria.

Este homem que era pequeno em estatura mas cheio de coragem, sabedoria, sem medo de que seu oponente fosse forte e gigante. Seu nome é David.

Muitos criticaram a altura desse jovem quando o viram, até seus próprios irmãos zombaram dele. David foi enviado por seu pai para trazer pão para seus irmãos para o lugar onde eles estavam lutando com aquele gigante que eles não podiam derrubar, mas este jovem homem, quando ouviu essa voz dizendo:

Golias parou e gritou às tropas de Israel: “Por que vocês estão se posicionando para a batalha? Não sou eu um filisteu, e vocês os servos de Saul? Escolham um homem para lutar comigo.

1 Samuel 17:8

David se animou e disse:

Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: “O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo?”

1 Samuel 17:26

Vendo as palavras de David, podemos deduzir a firmeza que ele tinha em falar, sem medo, chamando ao gigante incircunciso. David estava insinuando que não havia nenhum tipo de medo nele e sua confiança era muito grande.

31 As palavras de Davi chegaram aos ouvidos de Saul, que o mandou chamar.

32 Davi disse a Saul: “Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”.

1 Samuel 17:31-32

Através dessas ações que David tomou contra aquele paladino, ele lhe deu a entender que ele não estava com medo, ele sabia que Deus estava com ele.

Em nenhum momento o medo foi encontrado em Davi, quando estava de frente a ele, ele apenas disse: “Você vem a mim com espada, lança e Javelin; mas eu venho a ti em nome do Senhor dos exércitos. Este era um homem de grande valor.

Veja nosso ultimo video

Oración para cuando estás afligido

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *