Provérbios de Salomão para os jovens

O livro dos provérbios está cheio de conselhos para os jovens, mas não apenas para os jovens, mas para todos, aqui tem muitas palavras de sabedoria.

Neste caso, vamos falar sobre os jovens, como eles devem ser em termos de seu comportamento e como eles devem agir em relação a todas as coisas que estão ao seu redor.

Por essa razão, citaremos vários versos dos provérbios que falam aos jovens.

Endireitar o caminho

No primeiro verso que veremos, Salomão faz um chamado ao jovem para que endireite o seu caminho:

Ouça, meu filho, e seja sábio; guie o seu coração pelo bom caminho.

Provérbios 23:19

É muito claro que quando o jovem se desvia do bom caminho para coisas que só levam à perdição, sua vida será muito diferente porque mudou sua atitude, de forma que nada será o mesmo, tratará seus pais de maneira diferente e isso porque seu coração foi desviado do caminho certo.

Veja com quem te juntas

Devemos tomar muito cuidado com as pessoas com quem compartilhamos, vejamosr o que o seguinte versículo nos fala sobre isso:

Não ande com os que se encharcam de vinho,
nem com os que se empanturram de carne.

Provérbios 23:20

Neste sentido Salomão está enfatizando que, aquelas pessoas que se descontrolam para fazer coisas ruins, e sempre levam sua vida confusa, são pessoas que se importam em viver uma vida em desordem total. Salomão diz isso porque ele sempre viu pessoas que praticaram tais coisas, desde os tempos antigos até agora.

Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.

Provérbios 23:21

Esses bebedores e glutões, tudo o que conseguem é para gastá-lo em suas delícias, então eles não têm nada para seu sustento.

Ouça seus pais

Não se esqueça de ouvir a sua mãe, mesmo que ela envelheça, para ajudá-la no seu dia a dia, ela lhe dirá, porque toda mãe quer ver seus filhos no caminho certo.

Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze sua mãe quando ela envelhecer.

Provérbios 23:22

O filho que ouve seu pai é abençoado por Deus por ser obediente, e também esse jovem que ouve a mãe é um filho sábio. Deus gosta que os jovens sejam obedientes, e é isso que sábio Salomão aconselha a todos os jovens.

Você também pode estar interessado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *