Existem aqueles versos na Bíblia que têm sua própria luz, no sentido de que você não tem que percorrer toda a Bíblia para compreendê-los, porque, certamente, existem muitos versículos que são difíceis de entender e não podem ser interpretados por eles mesmos, senão que tem que estudar o contexto para ser fiel ao que o autor queria dizer.
Há um verso na Bíblia que parece estar entre os mais citados do nosso século, que é João 3:16, também outros textos, como Filipenses 4:13, Salmo 23, Salmo 91, entre outros, parecem ser os mais mencionados em nossos tempos. Mas também é verdade que muitas vezes os interpretamos superfluamente, e não lhes damos o verdadeiro significado que o autor lhe deu na época. Mas com João 3:16 isso não acontece, quase todo mundo entende o que o versículo significa, embora talvez haja algumas coisas que se nos escapem.
Em João 3:16 todo o amor de Deus pela humanidade é resumido, porque em suas breves palavras nos dá um grande detalhe do “amor” que o Pai sentiu pelo “mundo”.
Este grandioso verso diz:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
A primeira coisa é que Deus amou o mundo, demonstrando um amor que rompeu todas as barreiras da humanidade. Nunca outra pessoa sentiu tanto amor pela raça humana, ao invés disso, Deus demonstrou seu amor pela humanidade dando o mais valioso que ele poderia oferecer: “Seu único Filho”. Eramos culpáveis de grandes pecados, desobedecimos a lei divina e issa comunhão que tinhamos com Deus foi quebrada. Mas Deus, nos amou tanto que não deixou as coisas assim, senão que providenciou um sacrifício perfeito para satisfazer sua justiça.
O texto não diz que Deus vendeu ou que Ele nos deu algo que nós merecíamos, é exatamente o oposto, Deus nos deu algo que não merecíamos nem um pouco, e tomou tão grande cuidado que nos deu o mais valioso. Isso não é incrível? Deus em sua graça eterna nos abençoou com sua maior bênção: “Ele nos deu seu único filho”.
E Deus nos deu Seu Filho e todo aquele que crê Nele será salvo. Neste não há dúvida, através da morte de Cristo na cruz, Deus nos deu o dom da vida eterna e isso nos faz ficar seguros nessa promessa. Deus não é como certos homens que fazem promessas que nunca podem cumprir. Sua Palavra é certa e isso nos dá uma paz que supera todo entendimento.
Em último lugar, Deus nos deu a vida eterna para que não nos percamos no inferno, para que não passemos a eternidade da eternidade sofrendo no inferno. O amor do Pai pela humanidade é o maior amor. Simplesmente não tem com que se comparar. Muitas pessoas têm querido comparar o amor de uma mãe com o amor de Deus, mas não, o amor de Deus é incomparável e inigualável.