Artigos Cristãos

Não temas, mas fala e não te cales

NAO TEMAS MAS FALA NAO TE CALES

Introdução

A história do apóstolo Paulo é uma das transformações mais impactantes que encontramos nas Escrituras. A vida deste homem revela como Deus é poderoso para mudar um coração endurecido, para direcioná-lo ao cumprimento de Sua vontade e para fortalecê-lo em meio às mais difíceis perseguições. O trecho de Atos 18:9-11 nos mostra um momento especial da jornada missionária de Paulo, quando o próprio Senhor aparece a ele em visão para encorajá-lo, lembrando-o de que não estava sozinho e que sua missão ainda estava longe de terminar. A partir desse versículo podemos refletir sobre coragem, obediência e confiança plena no Deus que nos chama.

E de noite disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales; porque eu estou contigo e ninguém te acometerá para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade. E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus. (Atos 18: 9,10,11).

Todos nós sabemos sobre Paulo, que anteriormente era chamado Saulo de Tarso e perseguiu a igreja primitiva e todos tinham muito medo dele. Ele testificou o seguinte em Atos 26:

9 Eu, na verdade, cuidara que devia praticar muitas coisas contra o nome de Jesus, o nazareno;
10 o que, com efeito, fiz em Jerusalém. Pois havendo recebido autoridade dos principais dos sacerdotes, não somente encerrei muitos dos santos em prisões, como também dei o meu voto contra eles quando os matavam.
11 E, castigando-os muitas vezes por todas as sinagogas, obrigava-os a blasfemar; e enfurecido cada vez mais contra eles, perseguia-os até nas cidades estrangeiras.

Agora vemos que os papéis são mudados e aquele que perseguiu os cristãos para aprisioná-los, agora se encontra em diferentes adversidades e perseguições por pregar o que ele próprio condenou. Spurgeon disse que o apóstolo Paulo era grande em tudo, pois se o procurássemos como perseguidor ele era provavelmente o maior de sua época, mas se o procurássemos como pregador foi o mais eminente pregador do Novo Testamento.

Paulo estava numa época em que muitos judeus não acreditavam na pregação de um Jesus e ficavam desconfortáveis porque Paulo falava tão fervorosamente sobre Jesus, mas isso não era uma desculpa para Paulo temer e deixar o ministério, mas ele diz: ” Paulo estava totalmente dedicado à pregação da palavra, testificando aos judeus que Jesus era o Cristo “.

Algo que fortaleceu grandemente a vida do apóstolo foram as palavras consoladoras de seu Senhor, pois o próprio Deus diz: “Não tenha medo, mas fale, e não cale a boca, porque eu estou com você, e ninguém colocará sua mão em você para feri-lo, porque Eu tenho muitas pessoas nesta cidade. ” Eu sei que o apóstolo tomou muita posição quando ouviu estas palavras, ele colocou uma confiança muito mais forte, porque ele sabia que aquele que falava com ele não era um homem para mentir, senão que ele iria cumprir cada uma de suas palavras e temos que saber que isso confortou-o em seu momento solene quando os judeus o perseguiram.

Muitas vezes nos encontramos sem saída porque pensamos sobre o que a gente vai dizer na congregação, se eu falo sobre certas questões que estão acontecendo diariamente, no entanto, nosso chamado é pregar o Evangelho como está escrito em toda a sabedoria do Senhor. Deus está conosco, não calemos a palavra de Deus, senão seja como um fogo dentro de nós.

Reflexão adicional

A experiência de Paulo nos lembra que o ministério nunca foi um chamado à comodidade, mas sim à fidelidade. Ele enfrentou oposição, rejeição, ameaças e violência, porém nunca se calou, porque sabia que havia uma palavra divina sustentando sua missão. O mesmo Senhor que falou a Paulo continua falando aos Seus servos hoje: “Não temas; fala, e não te cales”. Essas palavras nos convidam a seguir firmes, mesmo quando sentimos medo, insegurança ou oposição.

Conclusão

Assim como Paulo recebeu encorajamento diretamente do Senhor, também nós podemos confiar que Deus está presente em nossas lutas e desafios. Ele nos chama para anunciar o Evangelho com ousadia, lembrando-nos que Sua presença é suficiente para nos fortalecer e guardar. Que esta passagem nos inspire a perseverar, a não retroceder e a continuar falando da verdade de Cristo com amor, coragem e convicção.

Eu e a minha casa serviremos ao Senhor
Vós sois o sal da terra

Sair da versão mobile