Não coloque cargas que você não pode carregar

Muitas vezes vemos dentro das nossas congregações pessoas que não podem cumprir o básico (pontualidade, assistência, participação, etc.) e essas mesmas pessoas, quando são atribuídas a uma posição de responsabilidade, então querem oprimir os servos a seu cargo, impondo fardos que nem eles podem carregar.

Em certa ocasião, Jesus confrontou os fariseus e os escribas, por sua atitude de mostrar obras diante dos outros e de não querer limpar seu interior. Neste confronto, um intérprete da lei foi aludido e disse a Jesus que suas palavras também os afrontavam, aos quais Jesus respondeu:

“Quanto a vocês, peritos na lei”, disse Jesus, “ai de vocês também!, porque sobrecarregam os homens com fardos que dificilmente eles podem carregar, e vocês mesmos não levantam nem um dedo para ajudá-los.

Lucas 11:46

Os intérpretes da lei interpretavam a lei de uma maneira que eles mesmos não podiam realizar o que diziam. Aqui estão alguns exemplos de como eles interpretavam a lei:

– Era ensinado que no dia de repouso, algo não poderia ser levado na mão direita ou esquerda, peito ou ombro. Mas você podia levá-lo com as costas da mão, com o pé, com o cotovelo, no ouvido, no cabelo, na barra da camisa, no sapato ou na sandália.

– Nem um nó poderia ser feito no repouso, mas a mulher poderia fazer um nó no cinto. Então, se você tivesse que pegar um balde de água de um poço, você não poderia amarrar uma corda no balde. A solução era que uma mulher amarrasse o cinto ao balde para tirá-lo do poço.

– Também, no tempo de Moisés, o exército de Israel foi ordenado a fazer suas necessidades fisiológicas fora do campo para manter esse lugar puro (Deuteronômio 23:12-14). Os rabis tomaram isto e o combinaram com o sábado, de forma que eles até proibiram ir ao banheiro no sábado.

Muitos líderes da igreja exigem assistência, exigem pontualidade, exigem compromisso, querem que todos participem de todos os programas que fazem, mas, uma vez que não têm mais a posição e se tornam mais um dos membros, eles não aparecem nem mesmo nos sonhos.

Queridos irmãos, devemos ser pontuais e participar dos vários programas desenvolvidos em nossas congregações para seu crescimento. Mas da próxima vez que tivermos uma responsabilidade de liderança em alguma tarefa e quisermos exigir algo, pensemos primeiro: eu cumpriria isso se fosse um membro em vez de um líder?

Você também pode estar interessado em:

1 comment on “Não coloque cargas que você não pode carregar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *