Introdução ao livro de Habacuque

Habacuque, como alguns dizem, que ele foi um dos profetas menores, mas não devemos dizer que ele era um profeta menos importante que Jeremias, por exemplo, senão que ele escreveu menos, já que este livro consiste em três capítulos, mas se prestarmos atenção ao livro inteiro, perceberemos que ele é maior do que pensamos.

Não se sabe muito sobre o profeta Habacuque, já que não há outro livro na Bíblia que nos fale sobre ele. Habacuque foi conhecido por profetizar a destruição de Judá e a chegada do exército babilônico sobre a cidade. Neste livro, também veremos o profeta fazer perguntas difíceis a Deus e Deus as responde.

O livro de Habacuque começa diretamente com uma queixa do profeta, perguntando: Por quanto tempo, ó Senhor, vou chorar, e Tu não ouvirás; E eu te darei vozes por causa da violência, e Tu não vai salvar? Sem dúvida, com essa pergunta, percebemos que a nação de Judá estava sendo corrompida e Habacuque estava aflito e cansado de ver essa corrupção, mesmo, mais tarde veremos como ele nos conta sobre um reavivamento que gostaria de ver novamente, e é por isso que alguns pensam que Habacuque viveu no justo reinado do rei Josias (640 a 609 aC) e então essa profecia foi dada após o reinado de Josias.

E isso que viveu no reinado de Josias pode fazer sentido, lembre-se de que em seu reinado houve um grande reavivamento, pois foi precisamente quando o livro da lei foi encontrado e todos se humilharam e choraram diante de Deus. Ele também fez reformas no templo de Deus tirando os ídolos. Assim, no reinado de Josias, um grande avivamento é descrito como aquele que Habacuque descreve e expressa seus anseios de devolver esse avivamento ao povo de Judá.

Ele tinha um fardo pesado, pois o conteúdo de sua profecia é a destruição do povo de Judá pelos caldeus, pois era assim que Deus julgaria a maldade do seu povo.

Por outro lado, é bom que também saibamos o significado do nome Habacuque, que vem do verbo hebraico “abraçar”, provavelmente seu nome é traduzido como “Aquele que abraça”. E é um bom título, pois quando estudarmos o livro inteiro, perceberemos que o profeta mantém grande fé e firmeza diante de Deus, mesmo nestes tempos difíceis.


Siga esta seção do livro de Habacuque de perto, pois seguiremos seus três capítulos, aprofundando suas profecias e, finalmente, esperamos que essas palavras, de uma maneira ou de outra, também possam ecoar em nossas vidas.

Você também pode estar interessado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *