A fé em Cristo produz boas obras

No cristianismo sempre houve dois extremos, e cada lado tem um grupo fiel de seguidores, e é por isso que devemos pedir a Deus em oração que nos conduza no caminho certo, o verdadeiro caminho, que o encontramos à luz das escrituras.

Na época da reforma, fé e obras eram o tema principal, pois nessa época para a igreja católica as obras estavam acima da fé, ou seja, eles acreditavam em indulgências e em muitas obras que, segundo eles te aproximavam de Deus. Mas a verdade é que aprendemos através da Bíblia que não há obra que o homem faça, por melhor que seja que nos aproxime de Deus, a única obra que realmente nos aproxima de Deus é a obra de Cristo concluída na cruz do Calvário.

Vamos ver o que o apóstolo Tiago disse sobre isso:

14 De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo?

15 Se um irmão ou irmã estiver necessitando de roupas e do alimento de cada dia

16 e um de vocês lhe disser: “Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se”, sem porém lhe dar nada, de que adianta isso?

17 Assim também a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta.

Tiago 2:14-17

Acaso Tiago está contradizendo o apóstolo Paulo aqui quando disse:

16 Portanto, isso não depende do desejo ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus.

Romanos 9:16

Tiago está dizendo que somos salvos pelas obras e Paulo diz que não? A verdade é que não há contradições aqui, Paulo e Tiago estão falando sobre o mesmo. Paulo diz que não somos salvos pelas obras, e isso é a coisa certa, por outro lado, Tiago está dizendo que, se somos realmente salvos, precisamos ser acompanhados por boas obras.

Amados irmãos, Tiago diz: “Assim também a fé, se não tem obras, é morta em si mesma”. E isso é verdade, estamos dizendo novamente que boas obras são simplesmente a evidência de que realmente acreditamos, que somos salvos.

Seria algo completamente contraditório dizer que somos salvos e não cumprimos coisas básicas como ajudar um irmão, ajudar os necessitados.

Portanto, se realmente cremos em Cristo, isso produzirá boas obras para os outros.

Você também pode estar interessado em:

1 comment on “A fé em Cristo produz boas obras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *