Nós temos muitos membros em nossas igrejas que nem mesmo sabem para que são chamados, eles nem sabem o que podem contribuir para o avanço do reino de Deus aqui na terra. Eu acho que esta é uma questão muito importante, já que existem aqueles membros que pensam que frequentar a igreja por uma semana inteira é suficiente.
Todos nós temos um “chamado geral” que é pregar o Evangelho (Marcos 16:15) e temos que realizá-lo depois de um processo de treinamento durante a vida cristã.
Recentemente fiz a seguinte pergunta a um membro da minha congregação: Você sabe qual é o seu ministério ou chamado? Ele respondeu sorrindo: “Eu nunca me fiz essa pergunta”. Precisamente por isso escrevo este artigo, porque há muitos irmãos que nunca se fizeram essa pergunta. Servir ao Senhor não é algo bobo, cada pessoa tem uma função em uma empresa, portanto, da mesma forma, cada pessoa dentro da igreja tem um chamado de Deus e uma função para exercer na casa do Senhor. Todo homem na Bíblia recebeu um chamado do seu Criador.
Eu ouvi em um vídeo de Leonard Reavillill a história de um pregador chamado Dumas; Este pregador era de baixa estatura e muito pouco alfabetizado. Um dia ele veio à igreja de um pastor e disse que queria pregar dentro de sua igreja, o pastor lhe disse que o deixaria saber, passou algum tempo e o pastor nunca lhe disse, então o irmão voltou para pedir uma igreja para ele pregar. O pastor percebeu que o irmão Dumas nem sabia como se expressar, então o julgou e não quis dar-lhe o púlpito. Dumas decidiu ir a uma montanha para estar com o Senhor por 21 dias e 21 noites sem comer ou beber nada, e tudo isso para fazer uma pergunta ao Senhor: “Você me chamou para o ministério?” Dumas testemunhou que no 21º dia ele sentiu Uma resposta de Deus e foi que Ele o havia chamado para pregar. Depois de isso o pastor lhe deu uma igreja de poucas pessoas para pregar, com a expressão: “eles se cansarão dele”.
Algo muito importante que aconteceu foi que a igreja onde Dumas pregou teve um crescimento tão grande que ultrapassou a igreja do erudito pastor.
Irmãos, esta é uma maneira de encorajá-lo para o ministério, que você se faça a mesma pergunta que Dumas: Para que fui chamado? Por que Deus precisa de mim em seu reino? E não coloque como desculpa que você é um pouco alfabetizado, ou que você tem alguma falha, já que Deus não olha para as boas qualidades que existem em nós, mas para seus propósitos.