Artigos Cristãos

Vós sois o sal da terra

VOS SOIS O SAL DA TERRA

Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

Neste verso podemos encontrar 3 pontos essenciais que detalharei brevemente:

1) Vós sois o sal da tierra

O sal é um condimento que todo mundo usa para dar sabor a uma refeição. Então, compare isso com nós mesmos, o sal dá sabor, temos a missão de dar sabor a esse mundo perdido. O sabor que vamos dar não é com uma “psicologia cristã” ou usando algum marketing popular, o sabor que vamos dar a esta terra é através de uma vida consagrada a Deus, que dê testemunho, sendo fervorosa em oração e nas Escrituras.

Quando Jesus disse que somos o sal da terra, Ele nos entregou uma responsabilidade espiritual enorme. O sal, além de dar sabor, também preserva, conserva e impede que a corrupção avance. Da mesma forma, o cristão é chamado para ser um agente que freia a decadência moral e espiritual do mundo. Nossa presença deve promover transformação, esperança e direção. Vivemos em uma sociedade onde muitos perderam o rumo, e justamente por isso Deus levanta Seus filhos para serem referência de fé e integridade.

Ser “sal” também significa ser diferente. O sal se destaca em qualquer alimento, e nós devemos nos destacar neste mundo não por arrogância, mas por vivermos de acordo com os princípios do Reino. Uma vida íntegra, cheia do Espírito Santo e guiada pela Palavra chama atenção e revela Cristo através de nossas atitudes.

2) Mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor?

Esta frase deve nos dar um pouco de medo, “mas se o sal se tornar insípido”. A partir do fato de já sabermos qual é a importância do sal e de suas características importantes, imaginemos que tudo desaparecer e que a igreja que proclama Deus não tiver mais esses componentes preciosos, seria a história mais triste da humanidade.

Já que o nosso papel é salgar a terra, se nós desaparecermos, com o que a terra será salgada? Bem, você sabe querido irmão, nós somos aqueles que podem dar esse sabor. Eu sei que Deus em sua eterna soberania e divindade sempre terá pessoas que dão sabor a este mundo.

O perigo de perder o sabor é real. Muitas vezes, o cristão não perde o sabor de um dia para o outro; ele vai esfriando aos poucos. A falta de oração, o distanciamento das Escrituras, o amor pelo mundo e a ausência de comunhão vão apagando o fogo espiritual. Quando percebemos, já estamos vivendo como qualquer pessoa sem Cristo. É por isso que Jesus nos alerta com tanta firmeza. Um cristão sem sabor é alguém que está no mundo, mas não impacta, não transforma, não ilumina. É alguém que foi chamado para ser influência, mas acabou sendo influenciado.

3) Para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

Paul Washer disse: “Essa é a coisa mais triste que já li”. É incrível, mas é para dizer que muitas das pessoas que uma vez professaram a Deus, hoje não são boas para mais nada, hoje elas não são mais úteis para o mistério de Deus, hoje elas não são mais boas para ficar em pé sobre um altar, por quê? Porque perderam o seu sabor, desapareceram, esqueceram-se de Deus, pelo que já não servem para o reino de Deus, servem apenas para serem “expulsos” e “pisoteados” pelos homens”.

Ser “lançado fora” é uma imagem forte. Jesus mostra que a perda do sabor espiritual não é algo trivial, mas algo que traz consequências sérias. A pessoa que abandona sua fé ou vive de maneira incoerente acaba perdendo sua autoridade espiritual e seu testemunho. O mundo, que antes observava sua vida, agora despreza sua incoerência. Isso é duro, mas é uma realidade bíblica. Por isso é tão importante vigiarmos constantemente para não deixarmos que o sabor de Cristo em nós se dissipe.

Oramos a Deus para nos ajudar a manter nossos componentes, para que não sofrermos tal cenário, pois garanto que será um grande AI.

Que o Espírito Santo nos fortaleça para permanecermos firmes. O mundo precisa de cristãos verdadeiros, cheios de fé e coragem. Se Cristo disse que somos o sal da terra, então que vivamos à altura dessa maravilhosa e desafiadora missão.

Não temas, mas fala e não te cales
O grande significado de João 3:16

Sair da versão mobile