Mais de 500 anos se passaram desde que alguns homens quiseram ter a luz debaixo de uma mesa e assim poderem submergir o mundo em grande escuridão. Mais de 500 anos passaram quando eles queriam ter a verdade absoluta atada com cadeias e isoladas dos homens como se isso fosse um monstro gigante o qual temer.
Hoje, desfrutamos de uma ampla variedade de formatos bíblicos. Temos a Bíblia impressa e em aplicativos para PC, celulares e tablets e desfrutamos de muitas traduções dela. Hoje a pessoa mais pobre pode possuir uma Bíblia. Mas todo este progresso é devido à luta feroz que certos homens sofreram para que hoje possamos desfrutar da Palavra de Deus com liberdade.
A biografia de Martinho Lutero é muito interessante porque, através de sua história, vemos um homem sedento de Deus, como diz o salmista: “Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!” (Salmos 42:1). Sede que foi criada a partir de alguns eventos que ele teve, que foram a preparação para criar no jovem Lutero um homem zeloso de Deus e das Escrituras.
Dizem que uma vez enquanto Luter caminhava, um relâmpago caiu perto dele e a partir daquele momento toda a sua vida mudou. Aquele jovem que parecia ser uma mente brilhante e que todos tinham os olhos nele, agora não se preocupa mais com títulos acadêmicos simples, mas sua alma pede uma resposta mais profunda sobre seus pecados e precisa descansar disso a todo custo.
Amados irmãos, da mesma maneira nossa alma clama por nossa necessidade de Deus e de Sua Palavra, com desespero, com agonia. Nós precisamos de Deus!
A luz não demorou muito para alcançar a vida de Martinho Lutero. Um dia ele foi até a biblioteca para ler, ele va caminhando e de repente vê algo amarrado em cadeias, o que será? Isso é algo tão importante? “A Bíblia”, a Palavra de Deus amarrada com cadeias, separada da sociedade, escondida dos homens. Esse raio não se compara ao que o jovem Martinho tinha agora diante dos seus olhos.
Deve-se notar que o custo de uma Bíblia naquela época era desproporcionado, nem todos podiam possuir uma, havia também o problema da linguagem, nem todos podiam ter uma Bíblia em sua língua, já que essas traduções não estavam disponíveis. O maior problema era que nessa época a igreja católica proibia ler a Bíblia, pois sustentavam que o papa era o único que tinha o poder de interpretar as Escrituras e que a palavra do papa era suficiente. Assim viveu aquela sociedade, silenciada pelos detratores da fé que queriam esconder em cadeias a preciosa verdade da Palavra de Deus.
No entanto, Martinho Lutero não engoliu essa idéia de que o único que poderia interpretar a Bíblia era o papa. Ele continuou visitando a biblioteca e estudando a Bíblia. Uma das suas maiores impressões das Escrituras foi quando ele pôde ler que o jovem Samuel foi dedicado a Deus desde a infância. Mas havia uma passagem que lançaria luz sobre sua vida de uma vez por todas:
Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.
Romanos 1:17
“O justo viverá pela fé”. Eureka! Martinho encontrou uma peça muito valiosa escondida pelos homens. A igreja ensinou naquela época que quanto mais obras você fizer, mais você se aproximar do céu, pregando indulgências, visitas a Roma para repetir um grupo de Pais Nossos, tiveram suas tolas relíquias que adoravam e idolatravam. Agora, Martinho tem toda a verdade absoluta do evangelho diante dos seus olhos em um único verso.
A partir de então a Bíblia não estaria com tantas cadeias, porque aquele homem estava contra todas as probabilidades, acima de papas, concílios, contra todo o império católico romano e passou anos traduzindo a Bíblia para o alemão.
A luz da Bíblia é suficiente para iluminar os nossos corações através do Espírito Santo e é precisamente isso que ela fez com Martinho Lutero.
Hoje damos glória a Deus, porque não há cadeias, não há impedimento para conhecer o Deus da Bíblia, temos todo o necessário para ler e estudar muito, simplesmente não podemos colocar cadeias, e damos glória a Deus pela vida de Martinho Lutero e aqueles homens que dedicaram suas próprias vidas para que hoje tenhamos uma Bíblia sem cadeias.
Hi, very nice website, cheers!
——————————————————
Need cheap and reliable hosting? Our shared plans start at $10 for an year and VPS plans for $6/Mo.
——————————————————
Check here: https://www.good-webhosting.com/
Hi, very nice website, cheers!
——————————————————
Need cheap and reliable hosting? Our shared plans start at $10 for an year and VPS plans for $6/Mo.
——————————————————
Check here: https://www.good-webhosting.com/