Um novo pacto

É óbvio que, para haver um novo pacto, deve haver um antigo. Explicamos um pouco sobre o antigo pacto: se tratava de oferecer sacrifícios pelos pecados através de certos animais, e certamente esses sacrifícios nunca eram suficientes, já que tinham que ser feitos continuamente. Por outro lado, havia também um muro entre Deus e o homem, que foi criado no tempo do homem en que  o homem pecou, e havia um sumo sacerdote que se aproximava de Deus.

Agora, aquele pacto que acabamos de explicar foi substituído por um novo, um pacto melhor, um perfeito, que nos permite nos aproximar de Deus sem problema nenhum e nos faz herdeiros Dele.

O autor dos Hebreus fala-nos sobre isso e diz:

15 E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

16 Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador.

Hebreus 9:15-16

Quem é o mediador de um novo pacto? Jesus Cristo é aquele mediador, porque através do seu sacrifício na cruz Ele quebrou a parede que estava entre nós e Deus, sendo um sacrifício perfeito terminou com pecado de uma vez por todas, e é por isso que o apóstolo Paulo diz:

55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?

56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.

57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.

1 Coríntios 15:55-57

Jesus Cristo, através da sua morte na cruz e ressurreição, nos deu a redenção, formando um novo pacto e nos tornando herdeiros da graça e salvação eterna que vem de Deus.

Podemos perguntar junto com o apóstolo: Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Devemos dar glória a Deus por isso, porque sem nós merecer, Ele derrotou a morte e seu aguilhão, sofrendo até a morte para nos dar a salvação.

Irmãos, temos o maior privilégio desta terra: somos herdeiros de uma herança eterna, que não é corrompida e que ninguém pode roubar de nós.

...
Alimento espiritual
Andai Nele