Um comentário sobre Gálatas capítulo 1:1-5

Da carta de Paulo ao Gálatas podemos aprender muitas coisas interessantes, porque nos faz mencionar alguns erros que estavam sendo cometidos e é bom que os conheçamos, para que não recorramos a esses mesmos erros e é exatamente por isso que Deus não silencia os erros dos Gálatas:

1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
2 e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
3 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,
4 o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
5 a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.

Esta é a saudação do apóstolo aos gálatas e mesmo nela podemos ver com o poder que Paulo escreve. Vamos ver alguns pontos importantes na sua apresentação:

  1. Paulo lhes diz que ele é um apóstolo, mas não pela escolha dos homens.
  2. Paulo deixa bem claro que seu apostolado depende de Jesus Cristo e de Deus.
  3. Paulo confirma que Jesus ressuscitou dos mortos.
  4. Jesus Cristo é o mediador entre Deus e os homens (4)
  5. Do Pai Deus é toda a glória (5) (Soli Deo Gloria)

Por que o apóstolo lembra esses cinco pontos à igreja dos gálatas? Eles conheciam essas 5 coisas, mas aparentemente, naquela igreja havia se infiltrado em alguns “pregadores” que pregavam a salvação pela lei e não pela graça, que era o evangelho que o apóstolo havia pregado a eles.

Por outro lado, Paulo também deve lembrá-lhes que ele é um apóstolo escolhido por Deus, já que muitos deles duvidaram do selo de seu apostolado devido ao fato de ele não pertencer aos 12, então ele começa dizendo: Paulo, apóstolo, não investidura ou mediação humana, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos. Também lembra-lhes que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens, para contrariar os pregadores que pregavam que, para serem salvos, tinhan que manter a lei.

Pablo termina sua bela saudação ao Gálatas dizendo: 4 Jesus Cristo deu a vida pelos nossos pecados para nos resgatar deste mundo maligno, de acordo com a vontade de nosso Deus e Pai, 5 a quem seja a glória para todo o sempre. Amém

Este é o nosso último ponto: a quem seja a glória para todo o sempre. Amém O apóstolo deixa muito claro que do Pai Deus é toda a glória, e isso significa que tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus. Fazemos tudo para a glória de Deus? Você já considerou isso? Não importa se estevermos trabalhando, caminhando ou fazendo qualquer coisa, tudo deve ser para a glória de Deus, que nossas vidas serem sempre oferecidas a Deus Pai.

É de se saber que hoje temos igrejas muito semelhantes às da Galácia, já que uma vez deixaram alguns “pregadores” falar-lhes de algo totalmente diferente do que conheceram.

...
O difícil chamado do evangelho de Jesus Cristo
Nosso Pai Celestial: um pai melhor do que um pai terrenal

28 comments on “Um comentário sobre Gálatas capítulo 1:1-5

    1. Não devemos pregar a doutrina e sim a palvara,temos que fazer a vo tade de Deus praticando a fé, a obra sem fé e morta e vice e versa….

  1. Creio na palavra escrito neste artigo, no Livro do Apostolo João 5:39 exorta que devemos examinar as escrituras pois nelas esta o escrito da vida eterna e a testificação que Jesus é o nosso Senhor é salvador. E quanto Lei podemos resumir em dois versículos Mateus 5:17 e Gala

  2. Creio na palavra escrito neste artigo, no Livro do Apostolo João 5:39 exorta que devemos examinar as escrituras pois nelas esta o escrito da vida eterna e a testificação que Jesus é o nosso Senhor é salvador. E quanto Lei podemos resumir em dois versículos Mateus 5:17 e Galatas 5:14

  3. Eu sempre passava por esses versículos eu nunca reparei o tamanho de entendimento de paulo muito bem publicado esse comentário. Toda honra e Glória seja pra Deus nosso Papai amem!

  4. Jesus disse: “ Eu sou o caminho a verdade é a vida, ninguém irá a Pai se não por Mim” “Toda honrra e toda a Glória é do Senhor”

  5. Tudo que fazemos tem que ser pensado antes. Pois temos que fazer as coisas de acordo com os ensinamentos de Deus, para que assim, sigamos os bons caminhos, que são os de Deus, e conseguiremos ser seres humanos bons e teremos um lugar no céu. Amém!

    1. Realmente toda a honra e toda a Glória deve ser dada a JESUS, nosso Senhor e Salvador, e a Deus nosso Pai. Obrigado Senhor por ter dado a vida para nos salvar e ressuscitado para nos dar a salvação eterna. Obrigado meu Deus por tua misericórdia. Te peço meu Deus que perdoe os meus pecados, em.nome de Jesus para que possa sempre seguir a Tua Santa Palavra. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré! Amém!

  6. Toda hora e Glória para nosso Deus e nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo obrigado Deus por falar em meu coração através das suas palavras toda hora e Glória para sempre em nome do Senhor Jesus Cristo Amém 🙏

  7. Amém! Obrigado meu Deus por tudo toda honra e toda glória agora e sempre Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém .Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

  8. Sim a glória é de Deus e de mais ninguém porque Deus é o único não existe outro Deus poderoso só existe Deus por isso a Glória é dele e a gente não pode duvidar jamais porque Deus é Deus ele está sempre do nosso lado para nos ajudar quando a gente precisa a mensagem fala das lei mas Deus fala de amor de perdão e perdoar todas as pessoas que faz mal a nós porque Deus ama aquele que perdoa e eu agradeço por tudo que ele faz na minha vida amém

  9. Que consigamos sempre perceber a importância que o nosso pai tem e todos os feitos que Ele nos faz. Sejamos gratos por tudo, pois sem o seu cuidado não seríamos nada. Preguemos a palavra e sigamos todos os exemplos que nos foram ensinados. Tenhamos sempre em mente o poder do nosso Senhor e espalhemos à aqueles que andam sem fé. Amém!

  10. Coloquemos sempre o nosso Senhor como uma prioridade em nossas vidas. Façamos tudo por Ele e pensando nEle. Muitas coisas fazemos apenas para nós, nos importando apenas com os nossos interesses e o que é benéfico para nós mesmos. Porém, devemos sempre pensar no nosso pai. Seria honroso fazer o que planejamos? Será que o que estamos planejando fazer realmente é o melhor para nós? E nos baseemos sempre nas respostas destas perguntas antes de pensarmos em fazer qualquer coisa. Amém!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.