Sete pais exemplares da Bíblia

No mês das mães, escrevemos um post sobre mães exemplares da Bíblia. Agora é a vez dos pais. Aqui estão sete pais da Bíblia que todo pai cristão deve imitar.

1. Noé

Graças à fidelidade de Noé a Deus em tempos quando a terra estava cheia de imoralidade, Deus libertou Noé e sua família do dilúvio (Gn 6:8).

2. Abraão

Quando Abraão já era avançado em idade (Gn 24:1), ele estava preocupado com o futuro de seu filho Isaque. Ele confiou seu servo mais velho para escolher a esposa de seu filho. Então, o servo saiu para cumprir essa missão e pediu a Deus direção para fazer uma escolha correta (Gn 24:12-14). Os pais devem ser guias e conselheiros das crianças para fazer uma boa escolha.

3. Josué

Ele era um pai com um objetivo claro: servir a Deus junto com sua família (Jos 24:15)

4. Jó

Os filhos de Jó se reuniam para comer e beber (Jó 1:4). Após os dias das férias dos seus filhos, Jó os santificava e oferecia holocaustos para que qualquer pecado cometido por eles naqueles dias fosse perdoado (Jó 1:5). Este é o exemplo de um pai que constantemente intercede por seus filhos.

5. Davi

O rei Davi orou por seu filho Salomão, na sua sucessão no trono. Ele pediu a Deus que fosse reto para guardar todos os mandamentos e continuar o projeto de construir uma casa para Deus, que Davi havia iniciado (1Cr 29:19). Este é um pai exemplar que confiou seus projetos a seu filho e também pediu a Deus que não saísse do caminho.

6. Mardoqueu

Ele era primo de Ester, mas ele também era um pai adotivo, já que ele cuidou dela desde a infância, quando ela se tornou órfã e até se tornou rainha (Est 2:17). Graças a eles, os judeus foram libertados de um grande massacre (Est 8:11, 17)

7. José

Embora pouco seja dito sobre o pai terreno de Jesus na Bíblia, os Evangelhos narram um evento que mostra quão correto e justo era José.

18 Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.

19 Então, José, seu marido, como era justo e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

20 E, projetando ele isso, eis que, em sonho, lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.

Mateus 1:18-20

Numa situação em que talvez José achasse que sua futura esposa o havia enganado, ele não queria construir nenhum tipo de rolo, nem queria prejudicar sua reputação, muito menos querer perder tempo descobrindo coisas que não o levariam a lugar nenhum. Mas quando recebeu a confirmação de um anjo que sua futura esposa concebeu do Espírito Santo, ele aceitou a responsabilidade de cumprir o papel do pai terreno de Jesus.

...
Deus ouve a oração do pecador?
Versos para quando eu quero me valorizar como uma mulher