Uma lição de humildade é o que encontramos quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos, porque Ele lhes ensinou que eles tinham que fazer o mesmo com seus irmãos, porque se Ele, sendo o maior no reino dos céus, o fez, o que mais Ele nos deixa a nós que somos pequenos diante Dele? Este ato não foi apenas simbólico, mas uma demonstração profunda de serviço, amor e renúncia de si mesmo. Em uma cultura onde lavar os pés era a tarefa reservada ao menor dos servos, Jesus inverteu toda a lógica humana, mostrando que a verdadeira grandeza se manifesta em servir.
Jesus estava sempre falando com os discípulos, ensinando-os a serem compassivos, misericordiosos e pacientes com os outros. Ele sabia que em pouco tempo deixaria a terra e que aqueles homens simples seriam responsáveis por anunciar o evangelho ao mundo inteiro. Eles enfrentariam perseguições, injustiças, rejeições e todo tipo de adversidade, e por isso esses ensinamentos eram fundamentais. A humildade seria uma arma poderosa, pois um discípulo soberbo não pode refletir a imagem de Cristo, mas um discípulo humilde manifesta o caráter do Mestre em tudo o que faz.
Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.
João 13:15
Jesus falou-lhes e deu o exemplo para que nenhum deles se esquecesse de fazer isso com seus próximos, para que entendessem que, mesmo que se considerassem mais velhos ou mais jovens, pudessem fazer esse gesto de humildade. Ele queria que entendessem que o evangelho não é sobre posições, títulos, reconhecimento ou superioridade, e sim sobre serviço. O reino de Deus é construído por pessoas que não buscam ser vistas, mas que buscam servir como Cristo serviu.
Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou.
João 13:16
Jesus dá um exemplo sobre Seu Pai, que é maior que Ele, lembrando que tudo o que fazia era em obediência e submissão ao Pai celestial. Se Ele, o Filho de Deus, escolheu se humilhar, servir e lavar os pés dos discípulos, quanto mais nós, que somos falhos e pecadores, devemos agir com humildade diante de Deus e diante dos irmãos. Jesus nos mostra que nenhuma função é pequena demais quando feita para a glória de Deus. Ele nos chama a abandonar o orgulho, a vontade de aparecer e a necessidade de ser reconhecido, e nos chama a viver em amor, simplicidade e serviço.
Além disso, Jesus nos mostra que a humildade é um reflexo da compreensão correta de quem Deus é. Se entendemos que o Pai é o Criador de todas as coisas, o Sustentador da vida, Aquele que nos deu o sopro de vida e que Suas misericórdias são novas dia trás dia, então reconhecemos que tudo o que somos e temos depende Dele. Quando compreendemos isso, servir se torna natural, porque entendemos que somos recipientes da graça divina.
Se sabeis essas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.
João 13:17
Bem-aventurado, isto é, feliz e abençoado, é aquele que conhece estas coisas e as coloca em prática. Não basta saber que Jesus lavou os pés dos discípulos; é necessário viver essa verdade diariamente. A humildade deve ser visível em nossas palavras, atitudes, decisões e ações. Devemos ser pacientes com os fracos, misericordiosos com os que erram, generosos com os necessitados e amorosos com aqueles que nos ferem. A humildade nos aproxima mais de Cristo e transforma a forma como enxergamos as pessoas ao nosso redor.
Esperamos que esses ensinamentos de Jesus para os discípulos, também possamos colocá-los em prática, mostrando humildade com os outros. Que sejamos servos verdadeiros, que lavem os pés uns dos outros, não literalmente, mas em ações diárias de amor, serviço e renúncia. E que em tudo sejamos parecidos com Cristo, o maior exemplo de humildade que já pisou nesta terra.