Os mandamentos dados pelo Senhor a Moisés eram claros, mas no povo de Israel muitos não cumpriram esses mandamentos e é por isso que às vezes o julgamento de Deus vinha ao povo.
Portanto, devemos obedecer às leis de nosso Deus o tempo todo, até chegar o grande dia em que Ele nos receba nas nuvens.
No livro de Marcos, capítulo 12, em seus versículos 29 ao 31, vemos Jesus falando de dois grandes mandamentos:
29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor.
30 Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
Marcos 12:29-31
Jesus disse: “Ouça Israel, o Senhor seu Deus é um”, com isso eles estão sendo avisados de que não havia outro Deus como o nosso, grande e poderoso, e que poderia fazer as ações que Ele faz, porque antes de Deus não há outros deuses.
“Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração”. Este foi o primeiro mandamento para o povo de Israel e também para cada criação de Deus. Você deve amar a Deus com tudo o que você é e acima de todas as coisas.
E o segundo mandamento é amar o próximo como a nós mesmos e termina dizendo que não há mandamento maior do que esses. Então, vamos fazer o que Deus colocou perante nós.
Essas palavras de Jesus nos lembram que a obediência aos mandamentos nunca foi apenas uma questão de regras, mas de relacionamento com Deus. O povo de Israel recebeu mandamentos diretos, mas muitos deixaram de cumpri-los por endurecimento do coração, falta de temor e influência das nações vizinhas. Hoje não é diferente: ainda somos chamados a uma vida de obediência, mesmo em meio às distrações e tentações deste mundo. A fidelidade a Deus demonstra que entendemos Sua autoridade e reconhecemos que Seus mandamentos são para nosso bem.
Quando Jesus resume a Lei em dois mandamentos, Ele não está diminuindo seu peso, mas revelando a essência de tudo o que Deus deseja de nós: amor. Amar a Deus de forma integral significa entregar não apenas palavras, mas atitudes; não apenas emoção, mas nossa vontade, decisões e ações. É um chamado para que Deus seja a prioridade absoluta de nossas vidas, acima de posses, pessoas, sonhos e interesses pessoais. Esse amor pleno se manifesta quando buscamos viver de forma santa, conversamos com Deus em oração e nos esforçamos para agradá-Lo diariamente.
O segundo mandamento completa o primeiro, mostrando que não há verdadeiro amor a Deus sem amor ao próximo. Amar o próximo como a nós mesmos é um desafio diário, pois envolve paciência, perdão, empatia e a disposição de servir. Esse mandamento nos convida a tratar o outro com dignidade, evitar julgamentos precipitados, ajudar os necessitados e cultivar relações que reflitam o caráter de Cristo. Vivemos em uma sociedade onde muitos pensam apenas em si mesmos, mas o Evangelho nos chama para uma vida contracultural, onde o amor é a base de tudo.
Além disso, Jesus deixa claro que não existe mandamento maior do que esses dois. Ou seja, se vivermos esses princípios profundamente, todo o resto da vida cristã se alinhará naturalmente. Um coração que ama a Deus e ao próximo não busca vingança, não alimenta ódio, não vive na imoralidade, não pratica injustiça. Pelo contrário, busca a paz, a generosidade, o perdão e a compaixão. Esses mandamentos são a base de uma vida que honra a Deus e abençoa aqueles que nos rodeiam.
Assim, ao refletirmos sobre esses mandamentos, somos convidados a examinar nossas vidas: realmente estamos amando a Deus de todo o coração? Estamos tratando nosso próximo como gostaríamos de ser tratados? Obedecer a Deus não é um peso, mas um privilégio, pois Seu desejo é nos guiar em caminhos de vida e nos preparar para o grande dia em que Cristo virá buscar Sua igreja. Até lá, vivamos guiados pelo amor que Ele mesmo plantou em nossos corações.
3 comments on “Dois grandes mandamentos”
Amem, eu creio nestes dois mandamentos. Acredito se não amarmos a Deus não podemos amar ao próximo.
AMÉM. SENHOR ME ENSINA A CADA DIA FAZER A TUA VONTADE.
AMÉM