Artigos Cristãos

Davi implora direção, perdão e proteção

David implora direção, perdão e proteção

Quando queremos algo, devemos pedir a Deus orientação, e se for a vontade dele, nós a receberemos, mas se não for a vontade dele, não a receberemos, porque às vezes há coisas que não nos convêm.

É muito importante entender que Deus conhece o futuro e sabe exatamente o que realmente precisamos. Muitas vezes pedimos algo movidos pela emoção ou pelo desejo momentâneo, acreditando que aquilo será o melhor para nós. No entanto, Deus, em sua infinita sabedoria, sabe discernir entre o que desejamos e o que realmente nos fará bem. É por isso que Ele responde conforme Sua perfeita vontade. Às vezes, um “não” de Deus é, na verdade, uma grande proteção para nossas vidas.

Davi sabia que Deus era o único que poderia protegê-lo de tudo ao seu redor e que poderia ajudá-lo. É por isso que Davi, em seus momentos difíceis, se humilhou e pediu proteção a Deus, porque havia muitos inimigos. Ele entendia que sua força não estava em suas habilidades como guerreiro, nem em sua posição como rei, mas no Senhor dos Exércitos. Sempre que a angústia chegava, sua primeira reação era buscar a Deus com sinceridade.

Este homem era humilde de coração, estava sempre atento e humilhado diante de Deus. Ele se prostrava diante de Deus e pedia perdão por qualquer falha ou erro cometido. Davi reconhecia que não era perfeito e que precisava da misericórdia divina diariamente. Sua vida de oração constante é um grande exemplo para nós, mostrando que a verdadeira grandeza está em depender plenamente de Deus em todas as circunstâncias.

Alguns versos bíblicos mencionam que este homem era muito paciente. Por que Davi era paciente? Se lermos a história, vemos que o salmista primeiro foi pastor de ovelhas, e esse ofício exige paciência, porque as ovelhas estão sempre dispersas, algumas de um lado e outras do outro, e o pastor precisa encontrá-las e guiá-las com calma. Esse processo treinou seu coração para esperar no Senhor e confiar no Seu tempo.

1 A ti, Senhor, elevo a minha alma.
2 Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado; não triunfem sobre mim os meus inimigos.
3 Não seja envergonhado nenhum dos que em ti esperam; envergonhados sejam os que sem causa procedem traiçoeiramente.
Salmos 25:1-3

Davi estava em momentos críticos, mas ele nunca parou de dizer: “Senhor, em ti eu confio”. Ele sempre perguntava a Deus antes de tomar qualquer decisão. Ele nunca deixou de mencionar o nome daquele que o sustentava o tempo todo, e sabia que, se um leão ou um gigante viesse contra ele, o Deus Todo Poderoso estaria ali para ajudá-lo.

É bom que saibamos que todos que seguem o Senhor Todo-Poderoso estarão sempre seguros sob Suas asas, assim como estava o salmista Davi. Deus acompanhava Davi onde quer que ele fosse, guardando-o e livrando-o de inimigos que desejavam destruí-lo. Essa mesma proteção é prometida a todo aquele que confia no Senhor de coração sincero.

E é por isso que Deus lhe mostrava o caminho, lhe ensinava Suas veredas e o mantinha protegido daqueles que queriam seu mal.

Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas.
Salmos 25:4

Só Deus pode cuidar de toda adversidade que venha sobre nossas vidas, porque Ele é o nosso Deus, aquele que nos ajuda e nos sustenta. Não importa o tamanho da luta, Ele permanece fiel. Por isso devemos confiar Nele o tempo todo, entregando nossas preocupações e pedidos diante Dele, certos de que Sua vontade é sempre perfeita.

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.
2 Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares;
3 ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
Salmos 46:1-3

Confiemos nesse Deus que nunca falhou, que nunca perderá uma batalha e que conhece cada detalhe da nossa história. Se entregarmos tudo a Ele, nunca seremos confundidos.

Uma fé exagerada
Luz no meio da escuridão

Sair da versão mobile