O que é o jejum? A palavra jejum significa abster-se de comida e água por um certo tempo, e na Bíblia descobrimos que houve vários homens que fizeram esse ato, e até mesmo o próprio Jesus nos falou sobre isso, de qual é a maneira correta de jejuar.
Jesus disse sobre o jejum:
16 E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
17 Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto,
18 para não pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.
Mateus 6:16-18
Devemos ter definido bem em nosso cristianismo o que é jejum e, assim, podemos fazer um jejum que agrade ao Senhor. A primeira coisa que devemos levar em conta é que não jejuamos para que os outros saibam que estamos fazendo, nem presumir que somos um pouco mais espirituais do que os outros.
Jesus fala para eles dizendo-lhes que o jejum não é para que os outros saibam que eles jejuam, pois é assim que os hipócritas fazem isso.
O jejum é um ato onde, além de nos abstermos de comida e água, nos abstenhamos deste mundo, nos separamos para Deus, vamos diante da Sua Presença para fortalecer nosso relacionamento com Ele, para agradá-Lo mais. Também jejuamos quando vamos tomar uma decisão importante em nossas vidas, mas o jejum nunca deve ser para mostrar aos outros que jejuamos.
Lembre-se sempre disto: “O jejum é um meio de se abster do mundo e fortalecer nossa amizade com Deus, não é um meio de mostrar espiritualidade para os outros”.