Amor fraternal e hospitalidade

O que é amor fraternal? No dicionário da língua portuguesa, a palavra fraternal significa: “Propio de irmãos”. Nas nossas Bíblias, a palavra “fraternal” vem da palavra “Filadélfia” que é a palavra que é usada como um sentimento de afeto e confiança que é apropriado entre irmãos do mesmo sangue. Nós já sabemos o que a palavra “fraternal” significa, então, partindo dessa definição, vamos à Bíblia:

1 Seja constante o amor fraternal.

2 Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos.

3 Lembrem-se dos que estão na prisão,
como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados,
como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.

Hebreus 13:1-3

A primeira coisa com que o autor dos Hebreus começa é a pequena frase: “Seja constante o amor fraternal”. É uma ordem direta do autor deste livro, dizendo-nos que o amor fraterno deve permanecer conosco. Essa conexão que existe entre irmãos de sangue, também deve estar latente com pessoas que não têm o nosso sangue, devemos amar com esse mesmo amor, sentir carinho pelos outros, esse amor tão querido para dar a nossa vida pelos outros. Lembre-se de que não houve e não haverá um amor maior do que o de nosso Salvador, que ofereceu sua vida como um holocausto vivo pelos nossos pecados.

No segundo verso ele fala sobre hospitalidade. O que é hospitalidade? Simpatia e atenção com as quais uma pessoa recebe e acolhe visitantes ou estrangeiros na sua casa ou nas suas terras. A Bíblia nos fala sobre muitos personagens que receberam hospitalidade de certas pessoas, também nos fala sobre a parábola do bom samaritano, e é que as Escrituras nos falam do começo ao fim sobre hospitalidade. Lembre-se de que alguns homens do Antigo Testamento receberam e hospedaram anjos, como é o caso de Ló.

Também nos diz que lembremos os prisioneiros, mas não apenas para levá-los nos nossos pensamentos, mas para lembrá-los como se fôssemos prisioneiros junto com eles. Lembremo-nos de que essa foi uma época em que muitos irmãos foram aprisionados por causa do evangelho, e o autor dos Hebreus lhes diz que se lembrem dessas pessoas e que seu amor seja tão fraternal que se comportem como se também fossem prisioneiros.

Caros irmãos, amemo-nos uns aos outros no amor de Cristo.

Você também pode estar interessado em:

51 comments on “Amor fraternal e hospitalidade

  1. É muito fácil você amar o seu filho seus irmãos eu quero ver você amar aqueles que te odeiam! Senhor meu Deus me capacita Senhor me dê esse grande amor p/eu amar a cada dia mais o próximo, em nome de Jesus.💋

  2. E fácil falar que amamos o próximo,na prática e bem Difícil num mundo de tanta violência,por isso temos que estar sempre em oração. Deus é bom o tempo todo.

  3. Que o Amor de Cristo nos invade cada dia é isso que é preciso como disse o Apóstolo Paulo ainda que eu falasse a língua dos homens e dos Anjos sem Amor nada seria Amém 🙏

  4. Meu Deus te louvo e te amo muito Senhor! Segura sempre nas minhas mãos e faz com eu sempre cumpra o teu mandamento de amar ao próximo como a mim mesmo! Maravilhoso és tu Jesus Cristo que nos deu prova do seu imenso amor por nos ao morrer na cruz e ressuscitar para nos salvar! Obrigado Jesus, me ensina sempre a ter esse amor fraterno pelo meu proximo! Perdoa os meus pecados Senhor, e faze-me te louvar e te amar cada vez mais! Amém!

  5. Amém. Muitas vezes negamos aos nossos irmãos, negamos aos nossos amigos. Por ressentimentos e nao colocamos em pratica esse amor fraternal . Que Deus nos oriente e nos guie sempre.

  6. Glória a Deus,senhor Jesus,eu peço amor no meu coração,para me amar o prossimo principalmente aquelas quê maltrata agente senhor Jesus Cristo. Deus em nome do senhor Jesus Cristo eu agradeço ao senhor por tudo e peço perdão dos meus pecados amém.

  7. Louvado seja o senhor, que nos amou primeiro, dando seu único filho pra morrer por nós. Que nós possamos ter amor a fraternidade nos nossos corações para com o próximo .Que Deus trabalhe a cada dia nas nossas vidas, que seu amor genuíno nos alcance a cada dia. Deus abençoe a todos.

  8. Amor Fraternal…estranho que as vezes somos tratados com indiferença por irmãs da própria igreja….enquanto temos vontade que a irmã nos olhe para cumprimenta-la…ainda bem que sei que o amor maior é o que oferecemos sem nada em troca.

    1. Meu Senhor e meu Deus, em nome de Jesus, meu Senhor e Salvador, te peço que perdoe os meus pecados e faça com que eu ame sempre ao meu próximo como a mim mesmo. Dai-nos união e compreensão para com nossos irmãos e livra-nos Senhor de todos os males, traições e coisas ruins. Te amo e Te adoro Senhor e sempre quero seguir os Teus mandamentos a fim de obter a vida eterna. Toda honra e tida glória seja dada a Ti Senhor! Glória a Deus, louvafo seja Nosso Senhor Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus! Amém!

  9. Que Deus nos der um coração limpo, capaz de amar nosso irmão.
    Sem cobrança de retorno, pois o amor que Deus nos tem é assim, independente do que somos, ele nos ama imensamente sem cobrança!

  10. Meu Deus OBRIGADA por cada palavra lida aqui tenho a certeza de que tem me ajudado muito! E mais uma vez te peço me ajude a amar cada dia mais o meu irmão, e que sempre receba bem quem vier na Minha casa! OBRIGADA PAI Selestial.

  11. Senhor , ilumina massas mentes e abra nosso coração , para aprender à amar nosso próximo , como a nós mesmos .pois amando nosso próximo , estamos amando a vós Senhor .

  12. A fraternidade e a hospitalidade são adjetivos que sempre devem fazer parte da nossa personalidade. Tratemos todos os que estão ao nosso redor da mesma maneira que nós gostaríamos de ser tratados. Sempre que tivermos contato com alguém sejamos os mais educados e cautelosos possíveis. Sejamos sempre pessoas que tratem as outras da mesma maneira que Deus nos trata. Amém!

  13. Louvado seja nosso Deus ! Que Deus nos ajude e nós conceda sabedoria pra que tenhamos mais amor para com nossos semelhantes. Como diz na sua palavra ; em 1 Coríntios 13: 1 – 13 . Que Deus abençoe a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *