É típico ouvir as pessoas dizerem: “Eu tenho toda a minha vida ouvindo a mesma história”. Essa frase se tornou comum em nossos dias, especialmente quando falamos sobre a segunda vinda de Cristo. Muitos a repetem por costume, outros por incredulidade, e outros por falta de compreensão espiritual. No entanto, não os julgaremos por isso, pois é normal que pessoas que não conhecem a Palavra profundamente pensem dessa forma. O mundo natural não consegue discernir as coisas espirituais, porque elas se discernem espiritualmente. Mas nada disso deve diminuir o ardor da nossa pregação sobre o retorno glorioso de Jesus. Devemos continuar anunciando com plena convicção que Cristo está voltando cedo e que Sua vinda é certa e inevitável.
A Bíblia não apenas afirma essa verdade, mas nos dá detalhes claros sobre como esse glorioso evento ocorrerá. O apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, deixou registrado um dos textos mais poderosos e consoladores para a igreja:
15 Dizemos a vocês, pela palavra do Senhor, que nós, os que estivermos vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, certamente não precederemos os que dormem.
16 Pois, dada a ordem, com a voz do arcanjo e o ressoar da trombeta de Deus, o próprio Senhor descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que estivermos vivos seremos arrebatados com eles nas nuvens, para o encontro com o Senhor nos ares. E assim estaremos com o Senhor para sempre.
1 Tessalonicenses 4:15-17
Esse texto é uma das promessas mais gloriosas deixadas pelo Espírito Santo à igreja. Ele nos lembra que o plano de Deus não terminará aqui na terra, mas culminará com a volta triunfante de Cristo. O mesmo Cristo que foi humilhado, esbofeteado, cuspido, coroado de espinhos e crucificado, o mesmo Cordeiro manso que se entregou por amor a nós, um dia virá novamente — mas desta vez não como servo, e sim como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Caros irmãos, esse gentil Cordeiro que derramou Seu sangue pelos nossos pecados voltará nas nuvens do céu com poder e grande glória. Ninguém poderá resistir ao esplendor de Sua presença. Todos os reis da terra tremerão, os poderosos cairão por terra, os ímpios lamentarão, e toda língua confessará que Jesus Cristo é Senhor. A luz de Sua glória será tão intensa que nenhuma injustiça poderá permanecer de pé diante Dele.
Esse será um grande dia — terrível para muitos, mas glorioso para nós que estamos em Cristo. Será o dia em que a fé se transformará em vista, a esperança se tornará realidade e o sofrimento dará lugar à alegria eterna. A igreja será arrebatada, os mortos em Cristo ressuscitarão, e todos juntos encontraremos o Senhor nos ares. Então, finalmente, estaremos para sempre com Ele, livres de dor, pecado, lágrimas e morte. Que promessa gloriosa! A igreja de Cristo reinará com Ele, como soldados fiéis que aguardam o retorno de seu Rei vitorioso.
Portanto, continuemos anunciando, sem cessar, que Ele vem em breve. Falemos com ousadia, sejamos luz no meio das trevas e proclamemos ao mundo inteiro que Cristo voltará para julgar as nações e resgatar o Seu povo. Mesmo que zombem, mesmo que duvidem, mesmo que questionem, nossa esperança permanece firme, porque Aquele que prometeu é fiel.
Preparemo-nos, pois o Rei está voltando.