Da carta de Paulo ao Gálatas podemos aprender muitas coisas interessantes, porque nos faz mencionar alguns erros que estavam sendo cometidos e é bom que os conheçamos, para que não recorramos a esses mesmos erros e é exatamente por isso que Deus não silencia os erros dos Gálatas:
1 Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por intermédio de homem algum, mas sim por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
2 e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
3 Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo,
4 o qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai,
5 a quem seja a glória para todo o sempre. Amém.
Esta é a saudação do apóstolo aos gálatas e mesmo nela podemos ver com o poder que Paulo escreve. Vamos ver alguns pontos importantes na sua apresentação:
Paulo lhes diz que ele é um apóstolo, mas não pela escolha dos homens.
Paulo deixa bem claro que seu apostolado depende de Jesus Cristo e de Deus.
Paulo confirma que Jesus ressuscitou dos mortos.
Jesus Cristo é o mediador entre Deus e os homens (4)
Do Pai Deus é toda a glória (5) (Soli Deo Gloria)
Por que o apóstolo lembra esses cinco pontos à igreja dos gálatas? Eles conheciam essas 5 coisas, mas aparentemente, naquela igreja havia se infiltrado em alguns “pregadores” que pregavam a salvação pela lei e não pela graça, que era o evangelho que o apóstolo havia pregado a eles.
Por outro lado, Paulo também deve lembrá-lhes que ele é um apóstolo escolhido por Deus, já que muitos deles duvidaram do selo de seu apostolado devido ao fato de ele não pertencer aos 12, então ele começa dizendo: Paulo, apóstolo, não investidura ou mediação humana, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos. Também lembra-lhes que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens, para contrariar os pregadores que pregavam que, para serem salvos, tinhan que manter a lei.
Pablo termina sua bela saudação ao Gálatas dizendo: 4 Jesus Cristo deu a vida pelos nossos pecados para nos resgatar deste mundo maligno, de acordo com a vontade de nosso Deus e Pai, 5 a quem seja a glória para todo o sempre. Amém
Este é o nosso último ponto: a quem seja a glória para todo o sempre. Amém O apóstolo deixa muito claro que do Pai Deus é toda a glória, e isso significa que tudo o que fazemos deve ser para a glória de Deus. Fazemos tudo para a glória de Deus? Você já considerou isso? Não importa se estevermos trabalhando, caminhando ou fazendo qualquer coisa, tudo deve ser para a glória de Deus, que nossas vidas serem sempre oferecidas a Deus Pai.
É de se saber que hoje temos igrejas muito semelhantes às da Galácia, já que uma vez deixaram alguns “pregadores” falar-lhes de algo totalmente diferente do que conheceram.