Sejamos bons cidadãos

A parábola do Bom Samaritano é uma história que todos devemos ler, porque muitas vezes precisamos ser mais solidários no ambiente em que estamos. Às vezes a mesma maneira de pensar das pessoas que vivem em nossa sociedade nos faz endurecer o coração, mas temos que levar em conta que não devemos permitir que nosso coração seja endurecido quando se trata de fazer o bem a uma pessoa.

O livro de Lucas em seu capítulo 10 nos conta sobre a história do “bom samaritano”. Jesus conta a história de um homem que foi de Jerusalém a Jericó e foi assaltado por ladrões, que o deixaram quase morto. Então ele nos fala sobre outro personagem: “um sacerdote”, que encontra o samaritano. Sendo um sacerdote, talvez nós pensássemos que ele iria ter pena do homem que estava sem poder ficar por conta própria, mas não foi assim, o sacerdote não teve a gentileza de fazer isso, senão que a parábola nos diz:

31 Casualmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e vendo-o, passou de largo.

Lucas 10: 31

Às vezes, aqueles que parecem mais nobres são aqueles que não fazem o bem. Tomemos cuidado de nos comportar como este sacerdote.

A história continua e nos fala sobre nosso próximo personagem: “O Levita”. Oh, talvez pensemos que um levita, aquela pessoa que foi designada para servir no templo, deveria ter aprendido a tratar seu próximo, mas não foi assim:

32 De igual modo também um levita chegou àquele lugar, viu-o, e passou de largo.

Lucas 10:32

Agora temos nosso último personagem: “O samaritano”. Esta foi a última pessoa que você esperaria ajudar o pobre homem, porque samaritanos e judeus não se levavam. No entanto, ele foi o único que se dignou a ajudar este pobre homem que foi privado de seus direitos:

33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou perto dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão;

34 e aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; e pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele.

35 No dia seguinte tirou dois denários, deu-os ao hospedeiro e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que gastares a mais, eu to pagarei quando voltar.

(Lucas 10: 33-35)

Quanta cautela esse samaritano tinha daquele homem! Ele não o conhecia, ele não era um parente dele, no entanto, este homem tinha extrema solidariedade com aquele pobre homem deitado nas ruas.

Oh irmãos, que nossa solidariedade não seja menor do que aquela daquele homem.

Nossa grande pergunta é feita por Jesus neste momento:

36 Qual, pois, destes três te parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?

É óbvio que todos nós responderemos que é o bom samaritano, mas não é suficiente nós sabermos o que é bom ou quem é o que faz o bem, mas temos que aplicá-lo diariamente. Então, já que sabemos como nos comportar, como devemos nos apoiar, então Jesus nos diz neste dia:

Vá e faça o mesmo “, concluiu Jesus.

...
O rei que deixou tudo por amor
O grande custo de seguir Jesus