3 coisas que a Bíblia nos diz que somos

Somos o povo de Deus, como a própria Bíblia descreve: nação santa, sacerdócio real, pessoas adquiridas por Deus. Nós somos de Deus, nós pertencemos a Ele e a ninguém mais. Ele é nosso dono e Senhor e, portanto, é importante que saibamos essas coisas que a Bíblia nos diz que somos, para que tenhamos uma identidade no Senhor.

Quando entendemos essa identidade, compreendemos que nossa vida não é vazia, acidental ou sem propósito. Pelo contrário, o fato de sermos chamados “povo de Deus” indica que fomos separados para algo maior, para viver de forma diferente, para refletir os valores e a glória daquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz. Identidade espiritual não é apenas um título, mas uma responsabilidade que molda nossa caminhada, nossas escolhas e nossa maneira de enxergar o mundo. A Bíblia afirma repetidamente que aqueles que pertencem ao Senhor devem viver de modo digno dessa vocação, mostrando ao mundo que existe algo sobrenatural em nós: a marca do Espírito Santo.

Nós somos a sal da terra

O sal tem certas propriedades que, se você removê-las, deixa de ser sal. O mesmo vale para nós cristãos, somos o sal desta terra, os que damos sentido a ela. Estamos encarregados de transmitir a mensagem de salvação para a vida dos habitantes deste mundo e é precisamente por isso que Jesus nos diz que somos o sal deste mundo:

Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
Mateus 5:13

Somos sal, não deixemos que este mundo nos desvaneça, vamos a salar a este mundo.

Ser sal significa preservar aquilo que é puro e verdadeiro, impedindo que a corrupção do pecado se espalhe. Da mesma forma que o sal impede a deterioração dos alimentos, o cristão impede a deterioração moral ao seu redor por meio de seu testemunho, coerência e amor ao próximo. Além disso, o sal dá sabor, e isso nos lembra que nossa conduta deve despertar nos outros o desejo de conhecer a Deus. Quando vivemos de maneira íntegra, generosa e misericordiosa, oferecemos ao mundo um “sabor diferente”, algo que contrasta com a frieza e a confusão dos dias atuais. Por isso, precisamos manter nossa essência, alimentando-nos da Palavra e permanecendo firmes no propósito do Senhor.

Nós somos a luz do mundo

Nós somos a luz, nós somos aqueles que iluminam a escuridão absoluta deste mundo. Somos aqueles que, com nossa mensagem de vida e nossas obras, mostramos ao mundo que há luz em nós e que podem ser iluminados por ela.

Jesus disse:

14 Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
15 E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
16 Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.
Mateus 5:14-16

Algo que nunca fazemos é pegar uma lâmpada e escondê-la, pelo contrário, a colocamos visível, em um lugar onde ela ilumina todo o lugar. Mostremos ao mundo que há luz em nós e que essa luz é chamada Jesus, que é suficiente para brilhar até nas mais profundas trevas.

Ser luz não é apenas falar de Cristo, mas viver de forma que nossas atitudes apontem para Ele. A luz expõe, transforma e guia; portanto, o cristão deve ser alguém que irradia esperança em tempos de caos, paz em momentos de dificuldade e misericórdia onde há dor. Quando o amor de Cristo se manifesta em nossas ações, automaticamente iluminamos aqueles que estão próximos. Há pessoas que jamais entrarão em uma igreja, mas serão alcançadas pela luz que você emite no dia a dia por meio de compaixão, verdade e justiça.

Somos filhos de Deus

A Bíblia nos diz que somos filhos de Deus e que por meio de Cristo temos uma herança no céu.

Temos um Pai Celestial que nos ouve em momentos difíceis e nos bons tempos e que nunca está ocupado o bastante para não nos atender.

O apóstolo Paulo disse:

26 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,
27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.
Gálatas 3:26-27

Somos filhos de Deus, então devemos viver de maneira diferente e agir como tal.

Ser chamado de filho de Deus é uma das maiores honras que a Bíblia concede ao ser humano. Isso significa que não somos órfãos espirituais, não estamos sozinhos e nem desamparados. Ter Deus como Pai implica cuidado, direção, correção e amor constante. Também significa que temos acesso a Ele em oração, que podemos confiar em Suas promessas e descansar em Sua fidelidade. Como filhos, somos chamados a refletir Seu caráter: amar, perdoar, agir com humildade e buscar a santidade. A verdadeira identidade cristã não é apenas declarada, é vivida diariamente, como testemunho da graça que recebemos.

Aproveita o tempo
Nascido pela palavra da verdade

3 comments on “3 coisas que a Bíblia nos diz que somos

  1. Pingback: Google
  2. Pingback: Google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *