Um novo pacto

O antigo testamento é composto de leis e regulamentos intermináveis para o povo de Israel, que eram extremamente difíceis de cumprir. É por isso que o apóstolo Paulo diz em Romanos 8:2-3:

2 porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.
3 Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,

Quando lemos a Lei de Moisés, notamos muitas leis que eram difíceis de manter ou cumprir com a letra e até pensamos que seria praticamente impossível de carregar. Considere isso, havia centenas de leis, que essa geração era muito difícil de manter. E é por isso que ele preparou um acordo muito melhor. Um pacto que diz:

“Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias”, declara o Senhor: “Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.

Jeremias 31:33

A antiga aliança é comandada por uma série de proibições, mas a nova aliança fala-nos mais de tudo que Cristo fez por nós, das suas misericórdias, do seu amor inesgotável, de que não precisamos de nada para vir a ele, que não precisamos mais carregar uma cabra para sacrificá-la diante Dele.

No capítulo oito do livro de João, encontramos uma história muito famosa, que faz um paralelo entre o novo e o antigo pacto. Aqui encontramos uma mulher que foi apanhada em adultério e a lei de Moisés ordenava que apedrejassem tais pessoas. E naquele tempo os fariseus disseram a Jesus sobre a lei de Moisés, e perguntaram-lhe: Você, o que diz? A resposta de Jesus foi: “Aquele que está sem pecado entre vocês deve ser o primeiro a atirar a pedra nela”.

Sem dúvida, nenhum deles poderia responder, pois nenhum estava livre do pecado e, portanto, desfilavam um a um. O que isso significa? O antigo pacto era tão estrito que você recebia imediatamente acusações, no entanto, o novo é exatamente o oposto, já que não é sobre um esforço do homem encontrar Deus, mas o novo trata de Deus buscando o homem.

E damos graças a Deus porque vivemos em um novo pacto, onde temos livre acesso ao trono da graça, onde temos um advogado para quando pecarmos. Louve a Deus pela tremenda graça que foi concedida!

Você também pode estar interessado em:

35 comments on “Um novo pacto

  1. São lições muito lindas, e eu gosto muito de le_las, pois pois sinto me renovada espiritualmente. Me guiam e me fortalecem.

  2. Jesus é amor.
    Jesus é sábio.
    Jesus é todo poderoso?
    Jesus é todo na vida?
    Eu amo o senhor Jesus Cristo altíssimo Amém.
    Com todo meu coração.
    O novo pacto.
    Seguir Jesus Cristo altíssimo Amém.
    Não é fácil encontrar a certezas absolutas de Victoria justas.

  3. JESUS é o caminho certo sem atalho
    Obrigado senhor por mais um dia q estamos eniciando abençoe todos teus filhos neste dia prq o amanhã não nus pertence

  4. Obrigada senhor por nos amar, por nós conservar diante de vós, é tanto amor que até deste o seu único filho para sofrer, ser crucificado e morrer por nós.
    Amém

  5. Muito bom. Mas quer dizer que eu nao preciso mais das leis ? Os 10 mandamentos tbm? Nao precisa??
    Nao matar.. nao adulterar.. nao cobicar… nao roubar…
    Sao leis de amor… que se resumem em 2 … amar a Deus e ao proximo. Certo??
    Entao pela logica esbarraremos no Sábado…
    O que diz lembra te.. sera que e por que eu ia esquecer?.. estranho

  6. só Jesus pode nós salvar dos nossos pecado deus é tremendo maravilhoso bondoso misericórdioso eu te louvarei amém meu salvador

  7. Obrigado senhor pelo seu amor infinito guie nos todos os dias de nossas vidas pós o Senhor é o Poder e a glória para todo sempre
    Amém

  8. Deus é fiel à nós, sejamos também, fiéis à Ele, sempre e a todo momento. Jesus faz coisas maravilhosas em nossas vidas, é Ele o responsável por todas as nossas vitórias e conquistas. Sejamos gratos à Ele em todos os momentos de nossa existência. Amém!

  9. Aleluia aleluia Glórias e Glórias para todo sempre obrigado meu Deus pela tua misericórdia por nós te agradeço em nome do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo Amém 🙏🏾

  10. Obrigado meu Senhor e meu Deus por ter enviado Teu Filho Nosso Senhor Jesus Cristo, meu Senhor e Salvador, para nos amar, perdoar nossos pecados e nos salvar. Obrigado meu Deus por Tua imensa misericórdia para conosco e pela nova aliança que fez com os homens. Tu és maravilhoso e poderoso Senhor, e toda honra e toda Glória de e ser dada a Ti meu Deus. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  11. Amém.obrigada meu senhor Jesus Cristo te amo meu senhor tu és o meu pacto junto ao meu senhor Deus vivo sou grata por tudo lhe dou glória.

  12. Glória a Deus,ó Deus poderoso nosso pai,o senhor é o meu caminho e minha fortaleza,se o senhor é por nós aquém será contra nós?,obrigado meu querido Jesus Cristo por me salvar da morte e do pecado no seu santo nome Jesus Cristo amém.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *