Três perguntas que você deve se fazer quando Deus parece em silêncio

(Por Sheridan Voysey, Christiantoday) — Moisés ouviu a voz de Deus por meio de uma sarça ardente. Elias a ouviu como um sussurro. O profeta Samuel ouviu uma voz audível e os discípulos a ouviram como um trovão. Deus é um Deus que se comunica e usa uma variedade de maneiras de falar conosco. No entanto, mesmo que possamos celebrar em tempos de resposta à oração, mais cedo ou mais tarde temos que enfrentar uma verdade oposta: “às vezes Deus também guarda silêncio”.

Por dez anos, minha esposa e eu tentamos começar uma família. Durante esse tempo, buscamos diligentemente a Deus através da oração. Mas a criança sonhada nunca chegou. Enquanto Deus transformou isso para o bem, o mais desconcertante foi o silêncio de Deus sobre isso. Nós o ouvimos falar sobre outros tópicos durante esse tempo, mas nunca sobre nossa busca por uma família. Mesmo uma resposta negativa de Deus poderia ter sido uma grande fortuna, porque nos teria poupado muitas dores de cabeça. Mas tudo o que conseguimos foi o silêncio.

Eu não sei porque Deus fala claramente em algumas ocasiões e não em outras. Mas aprendi a fazer três perguntas quando Deus parece estar em silêncio.

1. Estou gritando muito alto para ouvir?

Nas palavras cruas e vulneráveis de CS Lewis en A Grief Observed fala por muito tempo sobre o “silêncio de Deus”. Escrevendo brevemente depois de perder sua esposa Joy, Ele disse: ‘Enquanto isso, onde está Deus? … Você vai a ele quando está desesperado, quando toda outra ajuda foi em vão, e o que você encontra? Uma porta que bateu no seu rosto. Depois disso, silêncio. Lewis expressa a frustração daqueles que buscam a Deus, mas não escutam nada.

Mas o clamor de Lewis mudou quando ia pelo processo de luto. Descrevendo sua experiência como um homem que estava se afogando e era incapaz de ser ajudado por seus movimentos frenéticos de desespero, ele finalmente refletiu: ‘Talvez seus próprios gritos repetidos ensurdecem a voz que você espera ouvir. “

Assim como o clamor do mundo pode afogar a voz de Deus, o mesmo pode fazer o barulho do coração – a tristeza, a confusão, a angústia, a raiva e os gritos frenéticos de “Responda-me!” de nossas orações. Como Lewis descobriu, as vezes devemos calmar essas emoções antes que possamos ouvir Deus novamente. Ele está pronto para falar, simplesmente não estamos prontos para ouvir

2. Eu quero Deus ou apenas seus dons?

A escrita cristã é muito autêntica; engloba tanto as alegrias como as frustrações de andar com Deus, e o problema do silêncio divino não é deixado de lado. Diz-nos que Israel o experimentou (1 Samuel 3:1), assim como grandes homens da Bíblia como Jó e Asaf (Jó 23:1-9; Salmo 77:1-9). “Não emudeças para comigo”, David orou durante sua própria experiência do silêncio de Deus (Salmo 28:1). ‘¿Por que te escondes em tempos de angústia? ” (Salmo 10:1). Quando sabemos que os heróis da fé também lutaram, podemos receber algum alívio.

Nós também podemos seguir o seu exemplo. Enquanto esses santos expressam em termos desmascarados sua consternação com o silêncio de Deus, eles não se afastaram. Eles podiam ter lágrimas nos olhos, mas continuavam olhando para o céu. Eles foram capazes de reclamar, mas eles permaneceram na sala. O silêncio de Deus tem um meio de verificar se queremos Deus ou simplesmente queremos seus dons. Se ele não vier através da direção, da cura ou do progresso que buscamos, continuaremos a segui-lo?

Um amigo meu está passando por uma das piores épocas imagináveis. O suicídio de um membro da família foi seguido pela morte de outro, então um terceiro membro está em estado crítico. “Não estou ouvindo a Deus neste momento”, ele disse, “e também não sinto sua presença. No momento eu vivo pelo que acredito ser a verdade de Deus, não por causa dos meus sentimentos sobre ele. E apesar de tudo, ainda acredito que Ele é bom.” Meu amigo fica no quarto. Ele quer a Deus, não apenas os dons de Deus.

3. ¿Eu realmente ouvi o que ele já disse?

Jesús ficou em silêncio uma vez, de uma maneira que desconcertou a todos. Aconteceu enquanto ensinava no templo um dia. Depois de cativar o público com suas palavras, ele parou de repente, abaixou-se e começou a rabiscar no chão. ‘A lei de Moisés diz: apedrejem ela’, gritaram vozes furiosas ao redor dela. ‘O que você diz?’ (João 8: 5). Mas Jesús permaneceu tão silencioso quanto a mulher trêmula parada seminua diante de todos.

Quando Jesus finalmente quebrou seu silêncio, foi breve. ‘Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.’ (8:7). Então ele olhou para baixo novamente, sem palavras, mais uma vez. Silêncio, algumas palavras, depois silêncio novamente. Um por um, as pessoas se afastaram, aquelas poucas palavras de Jesus soaram altas em seus ouvidos.

O que Deus está fazendo durante seus períodos de silêncio? Preparando a resposta para nossas orações? Talvez. Provando a profundidade da nossa devoção? Provavelmente, mas o encontro de Jesús com a mulher pega em adultério nos mostra algo mais sobre o silêncio de Deus: Jesús pode não ter falado, mas ele estava lá. O silêncio de Deus não significa sua ausência. E suas longas pausas foram feitas para garantir que seu público realmente ouvisse o que ele disse. Quando Deus está em silêncio, devemos nos perguntar: Qual foi a última coisa que Deus disse que preciso lembrar ou agir?

Você também pode estar interessado em:

30 comments on “Três perguntas que você deve se fazer quando Deus parece em silêncio

  1. Uau,uma bela lição: Muitas vezes não o ouvimos nem sentimos a sua presença,mas devemos continuar crendo que ele é verdadeiro e bom,uau❤

    1. Amem !! Mas às pedimos coisas ou bênçãos que não merecemos,ou não talvez o que pedimos não seria bom pra nós !! Eu penso assim

  2. Quando Deus está em silêncio, e por q esta a nos observa do céu pra ver até onde iremos com a nossa fé, ele está preparando a nossa Vitória

  3. Às vezes o silêncio de Deus e uma resposta, mas nós muitas vezes não entendemos o trabalhar dele.Mas a palavra do Senhor diz, que Deus se põe em pé, por causa da aflição dos justo. Louvado seja o senhor.

    1. Amém que assim seja em nossas vidas pois bem sei que deus não é homem para mentir nem filho do homem para se arrepender eu creio que tudo vai se fazer no tempo dele em nossas vidas

  4. Como seres finitos, que ainda somos, não podemos explicar o infinito, o absoluto, que inclui o silêncio de Deus. Façamos como Asafe no Salmo 77:10 “Então disse para mimmesmo: ‘O mal está mas é em mim’.Terá o poder da mão de Deus deixado de ser o mesmo?”

    1. E verdade Deus nunca esquece de nós, pois Ele nos ama e tem misericórdia de nós. O tempo de Deus é perfeito, quando menos esperamos Ele nos dá a benção desejada, pois o Senhor jamais esquece dos justos e daqueles que trilham o caminho cristão. Obrigado meu Pai, em nome de JESUS, meu Senhor e SALVADOR, Te agradeço por tudo que tem feito por mim e pela minha família. Tu és maravilhoso, poderoso e misericordioso Senhor! Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  5. O silêncio de Deus como diz pa própria palavra não siquinifica que ele não está conosco porque oq seria de nós bem a misericórdia de Deus ele tem o tempo dele que é completamente diferente do nosso a bíblia diz que um ano para Deus é como mil anos e mil anos e como um ano vai indender os mistérios de Deus

  6. Então quando Deus está em silêncio ele está agindo? Quer dizer que ele está agindo mesmo sem eu ter resposta na’quilo; Que eu imagino estar sendo respondido?

  7. O silêncio de Deus, é o momento que temos para refletir nosso posionamento diante Dele e o nosso andamento na perante o próximo. Não o vemos, mas o sentimos como o vento em nosso rosto.

  8. Graça e paz a todos: pelo sacrifício de Jesus,Deus já deixou bem claro o seu plano para a humanidade,nos dias de hoje : Lúcifer e quem tem falado, mandando seus profetas :tome cuidado,:só a bíblia é nossa resposta,jesus disse:meu povo sofre por falta de conhecimento ,leia a bíblia e terás a resposta.

  9. Obrigada Meu DEUS. Uma pergunta que me faço sempre, porque não sinto DEUS? Porque Te alongas de mim meu Pai? Senhor fala comigo, hoje tenho essa pergunta respondida. Agora sim digo tudo que DEUS Faz e Bom. Amèm

  10. Deus nunca se esquece de nós nem dos nossos sofrimentos, Ele apenas espera a hora certa de dar a nós aquilo que tem que ser dado. Não duvidemos da presença e competência do Senhor, Ele sempre estará lá para nos ajudar. Jamais Ele colocará uma cruz na qual não podemos carregar. Temos de ter fé e paciência que o que há de ser nosso, será. Amém!

  11. Ó Glória a Deus,É pura verdade senhor Deus e o nosso salvador Jesus Cristo não esquece dos seus filhos amado,Graças a Deus aleluia aleluia Glória e Glórias e Glórias eu te dou pai celestial,Obrigado pela a sua bondade e misericórdia.

  12. Amém obrigada meu senhor Deus por tudo, pô me ensinar a te ouvir e esperar, pois as coisas acontecem no seu tempo, não no meu e a cada dia estou aprendendo com o senhor lhe dou glória em nome de Jesus Cristo meu senhor.

  13. Amém! Eu creio e agradeço meu Deus pelos livramentos que tens me dado eu ñ te vejo mas eu sinto sua presença Um Pai maravilhoso e misericordioso toda honra e toda glória agora e sempre Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

  14. Quando Deus está em silêncio é por quê está tá trazendo resposta para nós porque Deus nunca falha e nunca falhará porque Deus é Deus não existe outro só ele e se ele fica em silêncio é porque a gente precisa buscar mais ele a presença dele em oração porque ele sabe todas as coisas e ele nunca deixa os filhos dele desaparatando ao contrário ele tá sempre cuidando da gente essa lição é muito importante para nossa vida obrigado pai amém

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *