O Senhor é a sua esperança: 7 versos da Bíblia sobre os pobres

A Bíblia está cheia de referências positivas aos pobres, resumidas na primeira das bem-aventuranças de Jesus no Sermão do monte.

São os pobres junto com os pecadores do mundo que Jesus veio salvar.

No entanto, o mundo de hoje está cheio de pobreza, financeira e espiritualmente.

Então, o que a Bíblia diz sobre os pobres? Há muitos versículos sobre os pobres na Bíblia, mas deixaremos sete deles com um breve comentário sobre cada um deles:

Dos pobres em espírito é o reino

Coalizão pelo evangelho nos dá a seguinte definição de “Pobre em espírito”: É uma pessoa que reconhece sua miséria espiritual na presença de Deus. Uma pessoa pobre de espírito é aquela que sabe que está espiritualmente arruinada quando estamos sem Deus. É aquele que é desprovido de toda a virtude e reconhece sua pobreza total diante do Senhor. Levando isso em consideração:

Bem-aventurados
os pobres em espírito,
pois deles é o Reino dos céus.

Mateus 5:3

Enquanto todos nós somos espiritualmente miseráveis, somente aqueles que percebem isto e reconhecem isto, aqueles são os pobres em espírito e é para eles a promessa da segunda parte de Mateus 5: 3 que diz que deles é o reino de céus.

Tesouros no céu

A Bíblia nos ensina em diferentes lugares que é melhor fazer tesouros no céu, porque o tesouro da terra perece, mas o tesouro dos céus permanece para sempre.

Jesus olhou para ele e o amou. “Falta-lhe uma coisa”, disse ele. “Vá, venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.”

Marcos 10:21

Buenas nuevas a los pobres

Jesus veio para dar boas novas aos pobres, assim Ele disse quando leu a seguinte passagem de Isaías na sinagoga:

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

Lucas 4:18

Depois de ler esta passagem, Jesus disse que esta Escritura foi cumprida Nele, porque Ele veio ao mundo para cumprir esta missão.

Não feche a mão contra os pobres

Não se cegue às necessidades das pessoas com menos recursos em sua cidade, não endureça seu coração, não feche a mão contra eles.

Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, lhes está dando, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre.

Deuteronômio 15:7

A salvação dos pobres

O Senhor nosso Deus ouve os gemidos dos necessitados, e um dia Ele se levantará ao clamor deles, para colocá-los em segurança.

“Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei”, diz o Senhor. “Eu lhes darei a segurança que tanto anseiam.”

Salmos 12:5

O Senhor é a esperança dos pobres

Embora muitos zombem dos pobres e os oprimam, nosso Deus do céu é sua esperança.

Vocês, malfeitores, frustram os planos dos pobres, mas o refúgio deles é o Senhor.

Salmos 14:6

Se você der aos pobres, a Jeová você empresta

Nunca negue uma mão amiga a um pobre, porque quando você dá aos pobres, você está emprestando a Deus, e se você emprestar a Deus, Ele não retornará o favor que você fez pelos pobres multiplicado?

Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará.

Provérbios 19:17

Você também pode estar interessado em:

3 comments on “O Senhor é a sua esperança: 7 versos da Bíblia sobre os pobres

  1. Pingback: Google
  2. Pingback: Google

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *