Nosso Pai Celestial: um pai melhor do que um pai terrenal

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lucas 11:13 ).

É óbvio que este versículo não está falando sobre dar coisas materiais. Podemos desenhar três pontos muito importantes, que descreveremos abaixo.

1 – Somos maus:

Depois que Jesus ensinou como orar aos seus discípulos e dar-lhes alguma ilustração, ele agora termina sua ilustração com este poderoso verso. Afirmativamente ele diz: “Se vós, pois, sendo maus”. Nós não aprendemos que somos seres corruptos somente lendo os apóstolos, vemos isto nas palavras de Jesus e além, vemos a expressão do salmista:

O Senhor olhou do céu para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento, que buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.

Salmos 14:2-3

Você entende isso também? Hoje temos tão boas mensagens e de muito impulso ao material e aumento da auto-estima, que nos esquecemos das palavras de Jesus, onde Ele mesmo nos diz que somos maus. Agora trazemos uma nova mensagem: você é bom, você é o melhor que Deus criou, você nasceu para reinar, você é o ungido do Señor. Não! Jesus nunca pregou coisas como estas. Sua mensagem foi sempre um convite ao sofrimento, fazendo-os compreender que esse caminho não é fácil (Mateus 7:14), alguns dos que se aproximaram deles não puderam abraçar sua mensagem porque era muito difícil (Marcos 10: 17-30).

Acontece que queremos remover a propriedade da velha mensagem, a mensagem da cruz (Mateus 16:24). Temos uma mensagem melhor, a mensagem: “Não precisamos mais da cruz, agora temos que reinar”. A Bíblia nunca nos diz isso, pelo contrário, nos dá o seguinte convite:

Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado

1 Pedro 4:1

2 – Sendo maus, sabemos dar bons presentes aos nossos filhos

Já está provado que somos maus, agora, Jesus neste versículo queria enfatizar que, nós sendo maus, quando nossos filhos nos pedem algo, sabemos como ser gentil com eles e, independentemente de nossa maldade, damos-lhes boas dádivas, eles são nossos filhos, e há um sentimento de compaixão por eles que surge espontaneamente. Sim, é óbvio que há alguns pais que são tão maus, que não têm esse sentimento de compaixão, mas esse é um lado mínimo comparado aos pais que o fazem.

Veamos el ejemplo que Jesús pone en el verso 11 :

E qual o pai dentre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?

Então, se nós sendo maus, temos este sentimento de compaixão que nos move em direção aos nossos filhos, quanto mais nosso pai celestial será movido a compaixão por nós? Aleluia! É glorioso saber disso, que temos um pai que não precisa sermos bons ou maus para nos abençoar com suas bênçãos espirituais.

3 – A pergunta final:

Quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Então, concluímos que nós sendo maus e ainda assim sabemos dar bons presentes aos nossos filhos, então volto e afirmo: Nosso pai celestial não precisa sermos bons ou maus para nos abençoar, porque somos todos maus pela nossa natureza (Marcus 10:18). Nós sendo maus pais terrenais, ainda sabemos como dar bons presentes aos nossos filhos. Mas nosso Pai celestial não é mau, Ele é perfeito e bom, quanto mais esse Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que O pedirem?

No versículo 13, Jesus termina com as seguintes palavras:

Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Em muitos púlpitos, isso é pregado de maneiras diferentes, ignorando o contexto do que Jesus realmente queria transmitir. Vamos pedir o Espírito Santo para nosso pai como a igreja de Atos fez. Aleluia por esta gloriosa promessa que Jesus nos dá. Aleluia!

Você também pode estar interessado em:

18 comments on “Nosso Pai Celestial: um pai melhor do que um pai terrenal

  1. Não sei se faço o correto sempre peço a Jeová para me enviar o espírito Santo para proteger a mim e a minha família obrigada pela leitura de hj Bom dia na paz de JESUS

  2. Entendi o contexto da mensagem, e concordo com as colocações, mas só acho que a autora pesou um pouco a mão no primeiro ponto: sei que há um monte de gente pregando só prosperidade, mas também não se pode pregar só um evangelho de sofrimento. Jesus levou sobre si nossas dores, o sacrifício que nos traz a paz foi feito por Ele. Isso não quer dizer que não teremos aflições porque Ele mesmo disse que teríamos. Devemos ler a Bíblia e obedecer os mandamentos, acho que talvez isso é que precisa ser mais enfatizado nos sermões. Porque a verdade liberta e quando fazemos a vontade do Pai alegramos o coração Dele. Somos abençoados não porque merecemos, mas porque Deus é bom e ama abençoar os seus filhos.

  3. Temos de ser gratos a Deus por tudo em nossas vidas, cada dádiva que nos foi concebida. Temos de glorificá-la e amá-lo sempre e em todo momento de nossas vidas. Deus nos ama e faz de tudo por nosso bem, aprendamos a reconhecer isso. Amém!

  4. Obrigado meu Deus pelo Teu amor e pela tua misericórdia por nós. Tu és maravilhoso e poderoso Senhor, a Ti entreguei a minha minha vida, pois que somente através de Jesus, meu Senhor e Salvador, obterei as bençãos desejadas e a salvação eterna. Glória a Deus Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Amém!

  5. Amém! Obrigado meu Deus por tudo Um Pai maravilhoso e misericordioso Glória a vós Senhor.Louvado seja Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Amém.Te amo Jesus de todo meu coração 🙏🙏

  6. Amém obrigada pelo estudo.peço ao pai maravilhoso que me de o espírito santo pra mim e minha família, que nos proteja e guarde eternamente em nome de Jesus Cristo meu senhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *