Habacuque capítulo I | Parte 2 do protesto de Habacuque

O primeiro protesto de Habacuque foi por ver toda a injustiça que estava sendo cometida dentro do povo de Judá e não ver sinal de Deus para julgar uma nação assim. E assim ele queria uma resposta de Deus, quando Ele julgaria Judá.

Após o primeiro protesto, Deus disse ao profeta que julgaria Judá através dos caldeus, uma nação extremamente idólatra e corrupta. Sem dúvida, isso foi muito chocante para ele, porque, por mais que Habacuque quisesse remover a injustiça de sua nação, ele também não queria que eles fossem julgados por uma nação muito mais corrupta do que eles.

12 Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste que ela aplicasse castigo.

13 Teus olhos são tão puros que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Então, por que toleras os perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios devoram os que são mais justos que eles?

14 Tornaste os homens como peixes do mar, como animais, que não são governados por ninguém.

15 O inimigo puxa todos com anzóis, apanha-os em sua rede e nela os arrasta; então alegra-se e exulta.

16 E por essa razão ele oferece sacrifício à sua rede e queima incenso em sua honra, pois, graças à sua rede, vive em grande conforto e desfruta iguarias.

17 Mas, continuará ele esvaziando a sua rede, destruindo sem misericórdia as nações?

Habacuque 1:12-17

Antes de tudo, Habacuque sabia qual é o caráter de Deus, que é um Deus Santo, que é muito limpo para ver o mal e a agravo. Então, é por isso que ele se pergunta por que Deus julga Judá através de uma nação muito mais corrupta? Sem dúvida, isso foi chocante demais para o profeta.

Número dois, Habacuque sabe das vitórias que Deus deu ao seu povo e sabia perfeitamente bem que se Deus permitisse que Babilônia conquistasse Judá, então não haveria como eles escaparem, pois, a quem tinham tido como aliados em suas grandes vitórias agora o têm como inimigo.

Se este primeiro capítulo de Habacuque nos ensina algo é que Deus nunca tolerará o pecado, não importa quem seja, se for seu povo ou não. Deus odeia o pecado, porque Deus é muito santo.

Você também pode estar interessado em:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *