Vós sois a luz do mundo

Irmãos, como filhos de Deus, devemos ser um exemplo vivo e constante para aqueles que ainda não entraram no caminho da verdade, o caminho de Cristo. O mundo está cheio de pessoas que andam em trevas, confusas, feridas e distantes da presença do Senhor. É por isso que nossa vida deve refletir a luz que recebemos do próprio Cristo. Como luz, temos o dever espiritual e moral de iluminar os que caminham na escuridão, mostrando-lhes através do nosso testemunho que a luz de Cristo é a única capaz de revelar a verdade, transformar vidas e conduzir ao caminho correto.

Somos luz em um mundo totalmente submerso em trevas espirituais. O pecado, a violência, a mentira e a maldade crescem a cada dia, e muitas pessoas vivem sem esperança. No entanto, pela graça de Deus, fomos chamados para ser diferentes, para brilhar em meio à escuridão e apontar para o único Salvador. Muitos poderão conhecer o Senhor através do nosso comportamento, da nossa forma de falar, de agir, de reagir às provações e de amar o próximo. Nosso testemunho, muitas vezes, falará mais alto do que nossas palavras.

Somos e devemos ser um exemplo puro no Senhor para aqueles que estão perdidos. Não somos perfeitos, mas fomos transformados pela luz de Cristo, e essa transformação deve ser visível. Quando alguém olha para nós, deve enxergar Cristo através das nossas atitudes. Essa é uma responsabilidade séria, pois não representamos a nós mesmos, mas Aquele que nos salvou e nos chamou para sermos sal e luz nesta terra.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Mateus 5:14

Jesus nos ensina claramente que devemos levar luz a quem não a tem, dar o exemplo, mostrar o caminho e revelar a verdade. Ele usa a comparação de uma cidade edificada sobre um monte, porque é impossível esconder algo que foi colocado intencionalmente em um lugar alto para ser visto por todos. Assim é a vida do cristão: não fomos chamados para viver escondidos, mas para ser vistos, observados e usados por Deus para alcançar os que estão perdidos.

Sabemos que quando precisamos de luz e acendemos uma lamparina, não a colocamos debaixo da mesa ou em um canto escuro. Isso seria sem sentido. O que fazemos é colocá-la em um lugar alto, onde todo o ambiente possa ser iluminado. Da mesma forma, Jesus nos colocou neste mundo não para nos escondermos, mas para brilhar onde quer que estejamos — na família, no trabalho, na igreja, na comunidade e até mesmo entre aqueles que não acreditam.

Ser luz é uma responsabilidade muito grande que temos nas mãos. Não se trata apenas de falar de Cristo, mas de viver de maneira que nossas ações glorifiquem o nome de Deus. Levar luz aos outros significa refletir amor, bondade, paciência, perdão e compaixão. Significa ser diferente quando todos escolhem o caminho do pecado. Significa agir com integridade quando outros se entregam à mentira. Significa perdoar quando o mundo prefere guardar rancor.

Dar exemplos e mostrar o caminho aos que estão em trevas totais é parte da missão que Cristo entregou a cada um de nós. Quando um cristão decide esconder sua luz, aqueles que estão sem direção continuam perdidos. Mas quando permitimos que Cristo brilhe através de nós, vidas são tocadas, corações são transformados e pessoas são levadas à verdade.

Entendamos esta mensagem, irmãos: deixe sua luz brilhar, brilhe com força, brilhe com intensidade, brilhe com amor. Não permita que o medo, a vergonha ou a pressão do mundo apaguem o brilho que Deus colocou em você. A luz que está em sua vida não é sua; é a luz de Cristo refletida através de você. E essa luz tem poder para transformar ambientes, restaurar vidas e trazer salvação.

Que cada um de nós viva de tal forma que outros possam ver Cristo em nossas ações, ouvir Cristo em nossas palavras e sentir Cristo em nossa forma de tratar as pessoas. Seja luz onde você estiver. Pois, como disse o Mestre, “vós sois a luz do mundo”.

Se a Tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui
Tende grande gozo quando cairdes em várias tentações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *