Uma Bíblia entre cadeias

Mais de 500 anos se passaram desde que alguns homens quiseram ter a luz debaixo de uma mesa e assim poderem submergir o mundo em grande escuridão. Mais de 500 anos passaram quando eles queriam ter a verdade absoluta atada com cadeias e isoladas dos homens como se isso fosse um monstro gigante o qual temer.

Hoje, desfrutamos de uma ampla variedade de formatos bíblicos. Temos a Bíblia impressa e em aplicativos para PC, celulares e tablets e desfrutamos de muitas traduções dela. Hoje a pessoa mais pobre pode possuir uma Bíblia. Mas todo este progresso é devido à luta feroz que certos homens sofreram para que hoje possamos desfrutar da Palavra de Deus com liberdade.

A biografia de Martinho Lutero é muito interessante porque, através de sua história, vemos um homem sedento de Deus, como diz o salmista: “Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!” (Salmos 42:1). Sede que foi criada a partir de alguns eventos que ele teve, que foram a preparação para criar no jovem Lutero um homem zeloso de Deus e das Escrituras.

Dizem que uma vez enquanto Luter caminhava, um relâmpago caiu perto dele e a partir daquele momento toda a sua vida mudou. Aquele jovem que parecia ser uma mente brilhante e que todos tinham os olhos nele, agora não se preocupa mais com títulos acadêmicos simples, mas sua alma pede uma resposta mais profunda sobre seus pecados e precisa descansar disso a todo custo.

Amados irmãos, da mesma maneira nossa alma clama por nossa necessidade de Deus e de Sua Palavra, com desespero, com agonia. Nós precisamos de Deus!

A luz não demorou muito para alcançar a vida de Martinho Lutero. Um dia ele foi até a biblioteca para ler, ele va caminhando e de repente vê algo amarrado em cadeias, o que será? Isso é algo tão importante? “A Bíblia”, a Palavra de Deus amarrada com cadeias, separada da sociedade, escondida dos homens. Esse raio não se compara ao que o jovem Martinho tinha agora diante dos seus olhos.

Deve-se notar que o custo de uma Bíblia naquela época era desproporcionado, nem todos podiam possuir uma, havia também o problema da linguagem, nem todos podiam ter uma Bíblia em sua língua, já que essas traduções não estavam disponíveis. O maior problema era que nessa época a igreja católica proibia ler a Bíblia, pois sustentavam que o papa era o único que tinha o poder de interpretar as Escrituras e que a palavra do papa era suficiente. Assim viveu aquela sociedade, silenciada pelos detratores da fé que queriam esconder em cadeias a preciosa verdade da Palavra de Deus.

No entanto, Martinho Lutero não engoliu essa idéia de que o único que poderia interpretar a Bíblia era o papa. Ele continuou visitando a biblioteca e estudando a Bíblia. Uma das suas maiores impressões das Escrituras foi quando ele pôde ler que o jovem Samuel foi dedicado a Deus desde a infância. Mas havia uma passagem que lançaria luz sobre sua vida de uma vez por todas:

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.

Romanos 1:17

“O justo viverá pela fé”. Eureka! Martinho encontrou uma peça muito valiosa escondida pelos homens. A igreja ensinou naquela época que quanto mais obras você fizer, mais você se aproximar do céu, pregando indulgências, visitas a Roma para repetir um grupo de Pais Nossos, tiveram suas tolas relíquias que adoravam e idolatravam. Agora, Martinho tem toda a verdade absoluta do evangelho diante dos seus olhos em um único verso.

A partir de então a Bíblia não estaria com tantas cadeias, porque aquele homem estava contra todas as probabilidades, acima de papas, concílios, contra todo o império católico romano e passou anos traduzindo a Bíblia para o alemão.

A luz da Bíblia é suficiente para iluminar os nossos corações através do Espírito Santo e é precisamente isso que ela fez com Martinho Lutero.

Hoje damos glória a Deus, porque não há cadeias, não há impedimento para conhecer o Deus da Bíblia, temos todo o necessário para ler e estudar muito, simplesmente não podemos colocar cadeias, e damos glória a Deus pela vida de Martinho Lutero e aqueles homens que dedicaram suas próprias vidas para que hoje tenhamos uma Bíblia sem cadeias.

...
A lâmpada do corpo são os olhos
Homem sábio e sem medo do mal

1 comment on “Uma Bíblia entre cadeias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.