Muitos são os que se afastaram da presença de Deus, que abandonaram o Senhor para fazerem o mal e enriquecerem muito. É por isso que o juízo cairá sobre cada um dos que se afastaram do Senhor, se não voltarem a tempo para o Senhor Deus dos exércitos.
Porque o Senhor é Deus sobre todas as coisas, e nele está a vida, assim como nós passamos da morte para a vida eterna. Mas se nós, como filhos de Deus e com a segurança que temos, nos afastarmos dele, então virá o juízo do Senhor, cairá e destruirá todo aquele que se afastar do seu caminho.
No capítulo 73, no versículo 27, Asafe mostra a sentença que é dada ao homem que se afasta do caminho do Senhor. Mas, mais abaixo, fala também do facto de que ele deve continuar no caminho do Senhor porque Ele é a sua esperança.
Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti.
Salmos 73:27
A bondade de Deus estará sempre com aqueles que guardam o Seu caminho e não se desviam dele. Esta é a nossa esperança e o nosso refúgio. Afastar-se de Deus Todo-Poderoso causará um grande mal em nossas vidas. O juízo de Deus virá e atingirá todos os que se afastam do Senhor.
É evidente que Asafe sabia que estar longe da presença do Senhor era a única coisa que não podia fazer, pois os seus pés e o seu coração o levariam ao declive escorregadios.
Como filhos de Deus, devemos prestar muita atenção a este apelo, orar ao Senhor se sentirem que o vosso coração se está a afastar, para que Deus vos dê força e vos ajude. Deus vos abençoe.