No livro de Amós 5:23, Deus fala ao Seu povo, Israel, rejeitando seus rituais religiosos e exigindo justiça e retidão em seu lugar. O Senhor claramente não estava satisfeito com essas práticas que o povo oferecia diante Dele.
O Senhor diz: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos.” (Amós 5:23). Isso porque o povo estava praticando atos que eram maus aos olhos do Senhor. É por isso que vemos as palavras que Deus envia por meio do profeta Amós.
Em vez de religiosidade vazia e cultos motivados por más intenções e repletos de injustiça, Deus o chama neste capítulo a praticar a justiça, para que ela flua como um rio, e a retidão, como um riacho inesgotável.
Devemos ter em mente que a nossa retidão é importante diante do nosso Deus. É isso que Ele sempre exige de nós: arrependimento sincero de coração, para que nossa retidão flua como um rio diante do Senhor.
É importante lembrar que, por mais que pratiquemos atos religiosos, toquemos instrumentos ou louvemos com entusiasmo, isso não será suficiente ou aceito se não houver justiça e retidão em nossa vida. Deus rejeita o que não está de acordo com Sua justiça.
Arrependamo-nos de coração, busquemos a retidão e ofereçamos a Deus um serviço justo e de qualidade. Caso contrário, como Ele disse a Seu povo Israel, Deus não ouvirá nosso louvor a menos que paremos com nossas práticas más.