No capítulo 6, versículo 3, do livro de Oséias, observamos que o povo de Israel estava sendo chamado ao arrependimento diante do Senhor. Por essa razão, Oséias os orienta a conhecer o Senhor como a alva.
Nesse contexto, o povo teve de começar de novo e, para isso, teve de se apresentar diante do Senhor e recebê-lo como um novo amanhecer. Assim como o sol nasce em uma extremidade da terra e se espalha para a outra, trazendo consigo uma luz bela e suave, o povo tinha que se abrir para a presença de Deus.
É por isso que essa expressão é usada. Era urgente que eles se entregassem ao Senhor. Vejamos mais detalhadamente as palavras de Oséias:
Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Oseias 6:3
A falta de conhecimento foi um dos fatores que levou o povo a enfrentar várias dificuldades, pois eles se apegavam a coisas estranhas ao conhecimento do Senhor. No entanto, eles deveriam buscar a Deus de todo o coração para que sua situação mudasse e eles pudessem conhecê-Lo de fato, como mostra essa passagem.
E conheceremos a Deus, como a alva está pronta, como a chuva temporã e a serôdia; assim Deus entrará em sua vida. O homem deve sempre se submeter aos estatutos do Senhor e não se desviar deles para agir por conta própria. Caso contrário, ele estará exposto ao castigo e à destruição de Deus.