Rute: Exemplo de mulher virtuosa

Rute: Exemplo de mulher virtuosa

O que podemos dizer sobre Rute? Talvez ela seja uma personagem que normalmente não é muito mencionada, mas com ela podemos aprender uma vida de fé em Deus e muita virtude. Abraão obedeceu a Deus deixando sua terra e indo para uma terra estranha para ele, mas por Rute também aprendemos que ela deixou sua terra para ir para uma que ela não conhecia.

Rute, das terras de Moabe, vem geneticamente de Ló, que era sobrinho de Abraão. Ela viveu no tempo dos Juízes de Israel, ela se casou com um homem que veio de Israel ainda em Moabe. Em algum momento ela teve que sofrer a perda de seu marido, sogro e cunhado. E é exatamente aqui que nasce a virtuosa Rute.

Esta mulher de Deus teve que tomar a decisão de ficar em Moabe ou ir com sua sogra Noemi para Israel, pois sua sogra estava passando por uma grande perda de seu marido e dois filhos. Assim, Rute se via na obrigação moral de apoiar a sogra, e não só isso, mas seguir o Deus de Israel que ela havia conhecido.

11 Boaz respondeu: “Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o seu marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que você não conhecia bem.

12 O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!”

Rute 2:11-12

Esse testemunho de Rute se expandiu, sua grande fé e humanidade. Rute amava tanto o Senhor que deixou para trás tudo o que possuía para segui-Lo e apoiar sua sogra. Aqui vemos uma mulher de fé e virtude, das muitas que podemos citar na Bíblia, e a virtude dessa mulher de Deus nos envia uma grande mensagem.

A mesma Bíblia destaca Rute como uma mulher virtuosa:

Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa.

Rute 3:11

Ó mulher que lê este artigo! Sua vizinhança a classifica como uma mulher virtuosa? A virtude é algo que deve acompanhar toda mulher de fé, então não a veja como algo impossível que somente as mulheres da Bíblia poderiam alcançar, você também pode e deve!

Para concluir, essa virtude veio acompanhada de uma grande recompensa, pois Rute deu um filho chamado Obed, um neto chamado Jessé, de quem Davi, rei de Israel, nasceu e, mais importante, é daí que vem a linhagem de Jesus nasceu nosso Rei e Senhor (Mateus 1:5).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *