O que podemos dizer sobre Rute? Talvez ela seja uma personagem que normalmente não é muito mencionada, mas com ela podemos aprender uma vida de fé em Deus e muita virtude. Abraão obedeceu a Deus deixando sua terra e indo para uma terra estranha para ele, mas por Rute também aprendemos que ela deixou sua terra para ir para uma que ela não conhecia.
Rute, das terras de Moabe, vem geneticamente de Ló, que era sobrinho de Abraão. Ela viveu no tempo dos Juízes de Israel, ela se casou com um homem que veio de Israel ainda em Moabe. Em algum momento ela teve que sofrer a perda de seu marido, sogro e cunhado. E é exatamente aqui que nasce a virtuosa Rute.
Esta mulher de Deus teve que tomar a decisão de ficar em Moabe ou ir com sua sogra Noemi para Israel, pois sua sogra estava passando por uma grande perda de seu marido e dois filhos. Assim, Rute se via na obrigação moral de apoiar a sogra, e não só isso, mas seguir o Deus de Israel que ela havia conhecido.
11 Boaz respondeu: “Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o seu marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que você não conhecia bem.
12 O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!”
Rute 2:11-12