Passando pelo fogo sem se queimar: Deus em nossas provas

Nesse capítulo do livro de Isaías, podemos ver as promessas do Senhor ao Seu povo Israel. Deus os lembra de que é Nele que devem confiar, independentemente das dificuldades que surjam em seu caminho. Ele será seu ajudador, seu guia e seu socorro pronto. Essas palavras são um verdadeiro alívio para qualquer pessoa que enfrenta lutas, pois nos mostram que o Senhor nunca abandona aqueles que Nele confiam, mesmo quando tudo ao redor parece ruir.

As palavras desse capítulo 43 mostram a total compaixão de Deus para com Seu povo. Apesar de Israel ter passado por momentos de rebeldia e infidelidade, ainda assim o Senhor os chama de Seus, lembrando-lhes que foram escolhidos e formados por Ele. Essa compaixão divina revela um amor profundo e imutável, que não depende das circunstâncias. Mesmo quando eles sentiam temor ou achavam que suas forças tinham acabado, o Senhor colocava Seu escudo diante deles para que se sentissem seguros e pudessem superar qualquer dificuldade.

No versículo 2 desse capítulo, Deus, por meio do profeta, lhes dá uma afirmação poderosa, lembrando-os de sempre confiarem plenamente Nele. Essa promessa é uma das mais fortes e consoladoras de toda a Escritura, pois fala diretamente às situações que nos fazem tremer:

Quando passares pelas águas, estarei contigo, e, quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Isaías 43:2

Essas palavras mostram o cuidado detalhado de Deus com cada um de Seus filhos. Ele não diz “se” você passar pelas águas ou pelo fogo, mas “quando”. Isso confirma que as lutas virão, os momentos difíceis aparecerão e os ventos contrários soprarão contra nós, mas nada disso será capaz de destruir aqueles que confiam no Senhor. O fogo não queimará, as águas não submergirão, porque o Senhor estará presente em cada passo da jornada. Essa é a promessa que sustentou Israel e que continua sustentando o Seu povo até hoje.

Deus sempre veio em defesa de Seu povo, levantando homens para lutar por eles, derrotando nações e livrando-os daqueles que os destruiriam. Ele abriu mares, fechou bocas de leões, derrubou muros e confundiu exércitos. O Senhor dos Exércitos comandou e guiou Seu povo em todas as situações. Nada podia resistir à autoridade do Deus vivo. O que Ele prometia, Ele cumpria, e o que Ele falava, acontecia.

Israel enfrentou situações em que se sentiam cercados, pressionados e até derrotados, mas Deus constantemente os lembrava de que não estavam sozinhos. Eles poderiam se encontrar em momentos críticos, como se estivessem passando por águas profundas, mas não se afogariam porque Deus estava dizendo a eles: “Eu estou com vocês”. Mesmo que passassem pelo fogo — símbolo de provações intensas — não se queimariam, porque o Senhor os protegia com Sua mão poderosa.

Essa verdade também se aplica a nós hoje. Quantas vezes sentimos que as “águas” querem nos afogar? Quantas vezes os conflitos da vida parecem um “fogo” ardente? Quantas vezes pensamos que não vamos conseguir seguir adiante? No entanto, o mesmo Deus que falou com Israel continua dizendo: “Não temas, porque eu sou contigo”. Quando Ele está presente, nem as águas mais profundas conseguem destruir nossa fé, e nem o fogo mais intenso nos consome.

Lembremo-nos de que, como povo do Senhor, temos um Deus que nos protege de todo mal, que nos ajuda em todas as circunstâncias e que nos carrega quando nossas forças se esgotam. Ele é o Deus que nos chama pelo nome, que nos conhece profundamente e que não permite que nenhum ataque do inimigo prevaleça contra nós. Seu amor é eterno, Sua fidelidade dura para sempre e Suas promessas não falham.

Portanto, não duvidemos do maravilhoso amor que Deus tem por nós. Não tenhamos temor, não retrocedamos diante das lutas e não permitamos que o desânimo tome conta do nosso coração. Assim como Ele esteve com Seu povo no passado, Ele está conosco hoje e estará conosco amanhã. Confie Nele, descanse Nele e caminhe seguro, sabendo que, quando você passar pelas águas ou pelo fogo, o Senhor, o Deus Todo-Poderoso, estará contigo.

Quando as pessoas escolhem seu próprio caminho em vez do caminho de Deus
Clamarão e Ele não responderá, porque não escolheram o Seu temor

1 comment on “Passando pelo fogo sem se queimar: Deus em nossas provas

  1. Pingback: 50mg sildenafil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *