No Salmo 37, Davi fala sobre o caminho dos homens maus. No início desse capítulo, podemos ver o que ele disse sobre o homem ímpio.
A conduta do homem ímpio era muito diferente da do justo. O salmista aconselha que não sejamos impacientes por causa dos homens maus nem tenhamos inveja deles, pois eles logo serão cortados porque seus frutos não são bons.
A grande diferença entre o homem justo e o ímpio é que o justo tem misericórdia, é honesto e dá generosamente, enquanto o ímpio toma emprestado e não paga por causa de sua má conduta.
Portanto, este capítulo destaca a diferença entre esses dois tipos de pessoas:
O ímpio toma emprestado e não paga; mas o justo se compadece e dá.
Salmos 37:21
Enquanto o justo faz o bem, mostra suas boas obras, age com misericórdia e dá aos necessitados, o ímpio toma emprestado e não paga, maltrata os que estão ao seu redor e não tem misericórdia, porque em seu coração há maldade.
Você que é um servo fiel diante do Senhor, que pratica a justiça, ama e tem misericórdia, você é um verdadeiro filho de Deus. Mas veremos aqueles que praticam o mal, que tomam emprestado e não pagam; eles serão cortados e punidos por Deus.
Irmãos, não percamos a paciência nem sejamos invejosos, como nos diz o salmista. Em vez disso, olhemos para o Senhor, pratiquemos boas obras e sigamos adiante.