O dia em que Martinho Lutero afixou as 95 teses

O 31 de Outubro é um dos dias mais importantes para todos os protestantes, porque nesse dia, em 1517, um catedrático chamado Martinho Lutero cravou 95 teses à porta da Igreja de Todos os Santos, Wittenberg, Alemanha.

Porque é que o Dia da Reforma Protestante é tão importante?

Devemos saber isto, a Igreja Católica era praticamente a única religião, o Papa era o único que podia interpretar as Sagradas Escrituras, não havia Bíblia numa língua que qualquer pessoa pudesse compreender e havia muitos enganos doutrinários, tais como a salvação por obras e indulgências.

As 95 teses de Lutero, publicadas em 31 de Outubro de 1517, são uma resposta dura e directa ao sistema estabelecido pela Igreja Católica e pelos papas, no qual ele trata duramente das indulgências, da interpretação das Escrituras e da salvação pelas obras.

Há uma coisa a notar sobre o nosso corajoso reformador, e que é que ele viveu numa época em que se pronunciar contra as palavras do Papa era considerado “heresia”, o que significava que podia ser queimado com um pau, como John Huss.

Salvação por obras

No livro sobre a vida de Martinho Lutero, ele nos diz que enquanto ainda monge católico, visitou algumas das obras supostamente antigas dos apóstolos, incluindo um lugar onde tinha de se ajoelhar, repetindo um Pai Nosso em cada passo. Isto começou a abrir a mente do nosso reformador, sabendo que o que ele estava a fazer não era mais do que vãs repetições.

Depois, às escondidas, encontrou uma Bíblia numa biblioteca e ali encontrou o texto que acenderia uma chama que iniciaria a nossa Reforma Protestante:

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Romanos 1:17

Lutero começava a compreender que a doutrina católica da salvação pelas obras não passava de uma contradição em que o papa e a igreja se encontravam, e mais adiante Ele iria esforçar-se por fazer compreender a todos que estavam errados, e mostrar o verdadeiro evangelho, que só podemos ser salvos pelas obras de Cristo na cruz, e não pelo que podemos fazer.

Indulgências e o purgatório

O que são indulgências? Estes foram um meio de receber dinheiro dos “fiéis” para a nova construção do templo da igreja, uma espécie de papel com uma resolução. Bastava comprá-lo e assiná-lo para um familiar que tinha morrido e que estava “no purgatório”. Com estas indulgências, poderia ajudá-los a “subir“. A igreja católica definiu-o desta forma:

A remissão ante Deus do castigo temporal pelos pecados, já perdoados, no que diz respeito à culpa, que um fiel que está disposto e cumpre determinadas condições obtém através da mediação da Igreja, que, como administrador da redenção, distribui e aplica com autoridade o tesouro das suficiência de Cristo e dos santos.

indulgências

indulgências

Sem dúvida, com a ignorância da época, muitas pessoas acabaram por comprar indulgências, e os bolsos de um monge chamado Johann Tetzel incharam. Mas para Martinho Lutero esta situação foi um mero espectáculo em que a suficiência de Cristo na salvação da humanidade foi negada.

CINCO SOLAS

Com as “Cinco Solas” resumem o que foi estabelecido na Reforma Protestante como cinco pilares essenciais que lutaram firmemente contra os falsos ensinamentos do catolicismo.

Uma informação importante é que, embora de uma forma ou de outra, durante o tempo de Lutero as cinco solas foram expressas, elas não foram consolidadas como seriam mais tarde. Eles tinham; Sola Scriptura, que expressava que a Palavra de Deus está acima dos costumes e da cultura. Sola Fide, que afirma que as boas obras não são um requisito para a salvação, mas que só pela fé e pelos méritos de Cristo é que podemos ser salvos. Sola Gratia, só a morte de Cristo nos faz salvos.

Depois foram completados com estes dois; Solus Christus: não há salvação por nenhum outro meio além de Cristo. Glória Soli Deo Gloria: Isto nos ensina que “só Deus” é digno de toda a glória, ninguém mais do que Deus é digno de receber glória.

Após de cravar as 95 teses, o que aconteceu?

Isto desencadeou uma furiosa perseguição na qual o nosso reformador teria mais tarde de implorar ante a Dieta de Vermes, onde seria forçado a retratar-se de todos os seus escritos e ensinamentos. Mas a resposta de Lutero marcaria um antes e um depois no Protestantismo:

A menos que não esteja convencido pelo testemunho das Escrituras ou por razões óbvias – pois não confio no Papa, nem no seu Concílio, porque eles se têm continuamente enganado e contradito – mantenho-me firme nas Escrituras que adoptei como meu guia. A minha consciência é uma prisioneira da Palavra de Deus, e não posso e não irei inverter nada ao reconhecer que não é seguro ou correcto agir contra a consciência. Que Deus me ajude. Ámen.

Antes de Lutero, homens como John Huss morreram amarrados a um pau pela igreja católica por falarem contra as falsas crenças dos papas, mas contra Lutero não puderam fazer o mesmo. Deus permitiu que as asas de Lutero se espalhassem até ele completar um enorme trabalho: traduzir a Bíblia para uma língua que todos pudessem compreender.

Já não viveriam na escuridão, pois o verdadeiro evangelho tinha chegado, as boas novas da salvação tinham chegado. Glória a Deus pela vida de Lutero e por todos os homens que contribuíram para a Reforma Protestante.

...
Em Cristo Jesus eu tenho segurança
Eu sou contigo para te livrar