Todo o tempo o homem sempre pensa apenas em si mesmo, caminhando segundo lhe pareça, fazendo tudo o que lhe convém, até mesmo muitas pessoas, sem amor, maltratam os outros sem compaixão.
Vivemos em um tempo em que a busca pelo próprio interesse se tornou a prioridade de muitos. A cultura atual incentiva o individualismo, a competição e a busca pelo prazer imediato. Porém, quando olhamos para a Palavra de Deus, percebemos que esse tipo de comportamento não traz benefícios duradouros, pois nos afasta da verdadeira essência: viver com propósito, amor e compaixão. O ser humano, guiado apenas pelas suas emoções, muitas vezes acaba tomando decisões que ferem outras pessoas e que também prejudicam o próprio futuro.
Como seres humanos, não podemos nos guiar nós mesmos, mas há alguém superior a tudo o que nos rodeia e este é o todo-poderoso Senhor Deus, temos que saber que com a nossa própria força não podemos fazer nada, e isso é porque Deus é quem nos dá a força todos os dias para poder avançar no caminho.
A Bíblia nos ensina repetidas vezes que confiar em nossa própria sabedoria é perigoso. Somos limitados, falhos, emocionais e incapazes de ver o futuro. Deus, ao contrário, é perfeito, eterno e conhece todas as coisas. Ele sabe o que é melhor para nós e deseja nos conduzir por caminhos de vida, paz e sabedoria. Reconhecer nossa dependência d’Ele não é sinal de fraqueza, mas de maturidade espiritual. Quando permitimos que Deus nos guie, Ele ilumina nossos passos e nos livra de decisões que poderiam causar dor e destruição.
Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte.
Provérbios 16:25
As pessoas continuam pensando nelas, mas algo que temos em mente é que há pessoas que, por mais conselhos, eles não entendem ou agem, e é por isso que muitas dessas pessoas caem no fim do caminho, e isso é porque eles foram advertidos de que, se seguissem esse caminho maligno, poderiam se perder, mas não se aconselharam, então caíram no fundo deste caminho.
Quantas vezes vemos pessoas rejeitando bons conselhos? A Bíblia nos mostra que o orgulho é um grande inimigo da sabedoria. Quando alguém se fecha à correção e acredita que sempre está certo, acaba caminhando para decisões ruins. Deus usa pessoas, situações e até experiências dolorosas para nos alertar, mas muitos preferem ignorar esses sinais. Por isso, é tão importante cultivar um coração ensinável, disposto a ouvir e obedecer.
Deus sabe tudo, para Ele nada escapa, foi Ele que criou todas as coisas e é por isso que Ele as controla.
O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona.
Provérbios 16:26
Todos os dias vemos pessoas que falam sem compaixão e atacam os outros sem misericórdia, se Deus, que é o pai e o criador de todas as coisas, nos perdoa, então, por que não perdoamos e temos misericórdia pelos outros?
A falta de compaixão é um reflexo da falta de Deus no coração. Quando alguém experimenta verdadeiramente o perdão e o amor do Senhor, automaticamente aprende a tratar os outros com misericórdia. O cristão é chamado a ser diferente, a agir com mansidão, bondade e humildade, mesmo quando é injustiçado. O perdão não significa concordar com o erro, mas libertar o coração da amargura.
A Bíblia nos diz que da abundância do coração a boca fala. Muitos só pensam em fazer o mal em seu coração, destruindo com sua boca, e usinando pensamentos ruins, e isso é porque eles não têm Deus nos seus corações.
O homem sem caráter maquina o mal; suas palavras são um fogo devorador.
Provérbios 16:27
Devemos lembrar que todo aquele que tem Deus em seu coração não pratica o mal, não fala mentiras, não destrói com a boca, mas sua vida é totalmente diferente, com amor, paz, bondade, alegria, misericórdia, e isso acontece quando seguimos o caminho que nos leva à salvação.
Quando permitimos que o Espírito Santo transforme nosso interior, nossas atitudes começam a refletir a luz de Cristo. As palavras se tornam mais gentis, o coração mais sensível, e nossas ações mais sábias. O verdadeiro cristão é conhecido pelos frutos que produz. Caminhar com Deus significa abandonar velhos hábitos, permitir que Ele renove nossa mente e buscar diariamente viver segundo Sua vontade.